TSE torna Luciano Hang inelegível

A decisão atende a pedido do Podemos, PT, PSB e PV, que alegaram que o aliado do ex-presidente usou a estrutura e marca das Lojas Havan para influenciar o resultado do pleito em favor da chapa de Vequi

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (4), por maioria, cassar os mandatos do prefeito de Brusque, Ari Vequi, e do vice, Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020. No julgamento, os ministros decidiram ainda que os dois políticos e o empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan e aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficarão inelegíveis por oito anos.

A decisão atende a pedido do Podemos, PT, PSB e PV, que alegaram que Hang usou a estrutura e marca das Lojas Havan para influenciar o resultado do pleito em favor da chapa de Vequi. Para o ministro Alexandre de Moraes, que proferiu o voto vencedor, “o conjunto probatório revela não apenas a participação direta do Investigado Luciano Hang nos atos abusivos, mas, sim, evidencia que os candidatos concorreram com os atos, tendo em vista a participação em eventos ilícitos, consubstanciados em live e em evento dentro das Lojas Havan”.

Fake News

Em seu voto, Moraes afirmou ainda que houve, por parte de Luciano Hang “uma tentativa de fazer confusão entre pessoa física e pessoa jurídica, colocando a força da empresa na cidade de Brusque contra outra candidatura, inclusive com desinformação, com fake news e com várias notícias falsas, pedindo voto”.

O placar ficou em 5 a 2. Moraes divergiu do relator, Ricardo Lewandowski, que proferiu seu voto antes de se aposentar da Corte. O ministro Raul Araújo foi o único a seguir Lewandowski.

A defesa de Vequi disse, em nota, que ele respeita o TSE, mas tem a convicção de que nada fez de errado e apenas manifestou sua opinião como qualquer cidadão. O Opinião em Pauta procurou a assessoria de Luciano Hang, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Pela legislação, os eleitores de Brusque deverão voltar às urnas para escolher novos integrantes para as cadeiras de prefeito e vice-prefeito da cidade. Os eleitos ficarão nas funções até o início de 2025. Ainda não há data para a realização do pleito. (Foto: Igo Estrela)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress