Lula e pontífice conversaram na manhã desta quarta-feira (31), por telefone. Segundo nota do Planalto, Papa disse petista tem autoridade e coerência para ajudar na mediação de paz na guerra.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o papa Francisco conversaram por telefone no fim da manhã desta quarta-feira (31). A conversa ocorreu logo após a reunião bilateral com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Em nota, o Palácio do Planalto informou que o petista agradeceu a atuação do pontífice pela paz na Ucrânia e pelo combate à pobreza.
Lula relatou os encontros que vêm tendo com autoridades de outros países no esforço de construção de uma solução de paz para a guerra na Ucrânia. O pontífice, por sua vez, aprovou a iniciativa do presidente brasileiro, que, segundo Francisco, tem autoridade para liderar essas negociações pela coerência demonstrada ao longo da sua trajetória de vida.
Ainda segundo o comunicado, Lula também agradeceu pela atuação da Igreja Católica em prol da “preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta” e pelas menções e solidariedade do papa com o Brasil ao longo dos últimos anos.
O presidente convidou Francisco para fazer uma visita ao país. O papa teria dito que avaliaria a possibilidade. Os dois devem ter uma audiência no Vaticano em junho ou julho deste ano. De acordo com o Planalto, Lula ainda relatou ao chefe da Igreja Católica suas conversas com outras lideranças em busca da paz na Ucrânia e lamentou a escalada do conflito na região.
(Foto: Ricardo Stuckert)