Tragédia no aeroporto: piloto pediu socorro após aviso de aves no espaço

O avião da Coreia do Sul que sofreu uma explosão no Aeroporto Internacional de Muan neste domingo (29) solicitou ajuda imediatamente após a torre de controle informar sobre a presença de aves na área de voo, conforme dados fornecidos pelo Ministério dos Transportes.

A princípio, a aeronave tentou aterrissar na pista número 1, mas a sala de controle alertou sobre a presença de aves, indicando o risco de uma colisão. Cerca de um minuto depois, o piloto solicitou assistência à torre.

A torre de controle orientou a aeronave a aterrissar na pista n.º 19, que estava na direção contrária. O comandante atendeu ao chamado e conseguiu tocar o solo antes de colidir com uma parede.

A tentativa de aterrissagem aconteceu cerca de dois minutos depois que o piloto solicitou ajuda, através do chamado “Mayday”, de acordo com o ministério. As autoridades ainda estão conduzindo a investigação.

Caixa de dados recuperada

O comitê responsável pela investigação de acidentes conseguiu recuperar a caixa-preta que registra os dados do voo, porém o gravador de conversas ainda permanece não encontrado, conforme informaram as autoridades ministeriais durante uma reunião.

Os dispositivos de registro de dados de voo, conhecidos popularmente como caixas-pretas“, fornecem informações essenciais para os investigadores de segurança aérea na análise de incidentes. (Foto: Yonhap via REUTERS)

Relacionados

plugins premium WordPress