Avião da FAB cai após colidir com outro durante treinamento

Um avião da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga (SP) caiu depois de colidir com outro, na tarde desta sexta-feira (1º), na zona rural do município.

O piloto da aeronave que caiu consegui se ejetar antes da queda e acionou o paraquedas. O piloto da outra aeronave pousou em segurança.

Não há informações sobre o estado de saúde do piloto que ejetou. As identidades dos dois não foram divulgadas.

Acidente

A queda aconteceu em uma área de mata ao lado da Estrada São Domingos. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da AFA, colidiram durante voo de instrução.

Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. “O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB”, informou o órgão.

Ainda segundo a FAB, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará as causas do acidente.

 

Veja nota da FAB

“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (1º), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas. A AFA confirmou a queda, mas ainda não se manifestou sobre o assunto.

Em 27 de abril, um Super Tucano A-29 da Esquadrilha da Fumaça caiu em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), após apresentar problemas técnicos. Relembre a reportagem.

Os dois tripulantes, o piloto e um mecânico, conseguiram ejetar antes da queda e foram resgatados pelo helicóptero da equipe de resgate da AFA.” (Foto: Reuters)

Relacionados

plugins premium WordPress