Belém – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), entregou importante obra para Belém na noite desta sexta-feira, 20: o Complexo Turístico Ver-o-Rio, um dos cartões-postais da cidade, no Umarizal. Na atual gestão municipal esta é a segunda revitalização completa que o lugar recebe.
Com a revitalização deste logradouro, a cidade comemora 49 praças revitalizadas pela Prefeitura de Belém desde 2021, incluindo praças que ficam no Portal da Amazônia e Boulevard da Gastronomia.
A entrega do Ver-o-Rio, que possui também o Memorial dos Povos Indígenas e o Memorial dos Povos Negros, o qual será inaugurado em breve, foi feita aos moradores e visitantes do lugar pelo secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa; pela secretária de Turismo de Belém (Belémtur), Júlia Gorayeb; e pela presidenta da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira.
Além de ser um dos principais cartões-postais da cidade, é importante espaço para o lazer, economia e turismo da cidade.
“Trabalhar aqui é maravilhoso, é um pedaço do céu, porque tem rio, vento, natureza e também famílias, crianças. Com a revitalização valorizou muito e vamos vender mais, tem bastante evento. Este lugar sempre foi olhado com carinho pela atual gestão municipal. É importante que todo mundo colabore com a limpeza do lugar”, afirmou Maria Lobato, vendedora de guaraná da Amazônia há cinco anos no Complexo.
Quando tem tempo livre na escola, Pedro Aranha, 19 anos, que mora no Tapanã, visita sempre o Ver-o-Rio.
“Este lugar é maravilhoso. Venho passear, atraído pela paisagem e fazer atividade física com meus amigos da escola. É importante a reforma, porque garante também a preservação do meio ambiente. Indico o Ver-o-Rio para todas as pessoas e é bom que todos também ajudem a cuidar”, contou o jovem estudante do segundo ano do ensino médio.
Investimentos
O secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa, destacou que o espaço, com mais de cinco mil metros quadrados, recebeu grande obra com investimentos de R$ 1,42 milhão.
“Pela segunda vez, esta obra foi uma grande reforma. O Ver-o-Rio durante muito tempo foi abandonado pelas gestões anteriores. Investimos na revitalização deste espaço, valorizando o turismo, a cultura, a história, o patrimônio público e, sobretudo, as mulheres lutadoras, que daqui tiram seus sustentos. Belém está vivendo uma nova história. Pedimos também que a população nos ajude na preservação e conservação do lugar”, solicitou o secretário.
Ainda em julho de 2022, o Ver-o-Rio recebeu revitalização total pela gestão municipal, por meio de demanda apresentada pela população no Tá Selado – Fórum de Participação Cidadã, de Belém. O Fórum tem objetivo de debater os problemas da cidade e, ao mesmo tempo, propor soluções e atuar na fiscalização das ações do Executivo Municipal.
Serviços
Nesta segunda revitalização, os serviços foram de manutenção e reparos, como recomposição das calçadas em pedra portuguesa e das calçadas em concreto, reforma das passarelas, reforma do posto da Guarda Municipal, recuperação da quadra de areia, recuperação de bancos e lixeiras e pintura geral.
O Complexo Turístico do Ver-o-Rio é administrado pela Belémtur. E, segundo informações da Secretaria Municipal de Economia, abriga atualmente 43 permissionários que operam regularmente no comércio informal. (Fotos: André de Lima / Juliane Castro – Seurb)