Ministro diz que apagão global não afetou operações aeroportuárias; empresas relatam problemas

“Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando”, disse Silvio Costa Filho

 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho se pronunciou na manha desta sexta-feira (19) nas redes sociais sobre o apagão global de tecnologia que está gerando caos em voos, hospitais, bancos e telecomunicações em todo o mundo. “Bom dia pessoal! Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros. Vamos continuar monitorando ao lado da Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, disse o ministro.

Até às 9h30, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não havia se pronunciado sobre a pane. Também na rede X, George Kurtz, CEO da empresa de cibersegurança CrowdStrike, afirmou que o apagão teria sido causado por “um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows”.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Indicamos aos clientes o portal de suporte para obter as atualizações mais recentes e continuaremos a fornecer atualizações completas e contínuas em nosso site. Recomendamos ainda que as organizações garantam a comunicação com os representantes da CrowdStrike por meio de canais oficiais. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes CrowdStrike”, afirmou Kurtz.

A empresa de análise de aviação Cirium, até as 7h da manhã desta sexta-feira (horário de Brasília), 1.390 voos haviam sido cancelados em decorrência do problema. Nos Estados Unidos, a Administração Federal de Aviação (FAA) informou que companhias como Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã desta sexta-feira (19) devido a “problemas de comunicação”. Na Europa, a Ryanair, a maior companhia do continente, solicitou que os passageiros chegassem aos aeroportos com três horas de antecedência para tentar reduzir os problemas no embarque.

No Brasil, a Azul Linhas Aéreas informou em comunicado que voos operados pela empresa podem sofrer “atrasos pontuais” devido a “intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. “A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os clientes que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, diz a empresa.

O Bradesco também informou que a pane afetou suas plataformas digitais. “Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”, afirma o banco.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os serviços da maioria das instituições financeiras brasileiras já foram normalizados e “as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”.

“A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente. Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”, diz a nota.

Os bancos do Brasil e Itaú asseguram que seus aplicativos estão funcionando normalmente.

 

Apagão Global

Na manhã desta sexta-feira (19) diversos países registraram problemas técnicos que afetaram operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e telecomunicações. Serviços de saúde e bancários também foram afetados.

O CEO da empresa americana CrowdStrike, George Kurtz anunciou que o problema que causou o apagão já foi identificado e está sendo corrigido. A empresa é responsável por um antívirus utilizado nos sistemas Microsoft. Após uma atualização o software apresentou um problema que calapsou sistemas em todo mundo.

(Foto: Reprodução/Arquivo)

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