Coisas da Política – João Salame

DESAFOGO

Algo impensável, que a segunda maior cidade do Pará não tivesse um Pronto Socorro de Urgência e Emergência. Isso agora ficou para trás. O prefeito Daniel Santos (PSB) inaugurou esta semana um moderno Pronto Socorro em Ananindeua, o que, certamente, vai desafogar o Pronto Socorro da 14, em Belém, que recebe pacientes de todo o Estado. A região metropolitana agradece. (Acima a foto da inauguração e abaixo a foto dos 75 leitos do novo hospital)

 

URGENTE

Nem bem foi inaugurado, o Pronto Socorro do Hospital Municipal de Ananindeua foi fechado, por determinação do Tribunal de Justiça do Estado. O TJE quer o pagamento imediato da dívida contraída pela prefeitura na desapropriação do prédio onde está instalada a nova unidade de saúde.

 

ESCLARECIMENTO

O prefeito Daniel Santos (PSB) lamenta a decisão e esclarece que 90% da dívida já foi quitada e que existia acordo para quitar os 10% restantes no final do mês. O maior prejuízo ficou para a população, pois várias cirurgias foram canceladas.

 

 

UNANIMIDADE

O PDT de Marabá, que estava na base de apoio do prefeito Tião Miranda (PSD), decidiu por unanimidade declarar apoio à candidatura do deputado Chamonzinho (MDB) a prefeito. O movimento foi liderado pelo vereador Miguelito Gomes, maior liderança da legenda. A decisão ocorreu em reunião realizada na noite desta sexta-feira e significa um duro revés para a pré-candidatura do ex-secretário de Obras, Fábio Moreira (PSD).

 

ARGUMENTO

Entusiasta da candidatura do vice-prefeito Luciano Dias, filiado ao PDT e que foi escanteado no grupo do prefeito, há dias Miguelito vinha reclamando da falta de apetite de Tião Miranda para viabilizar uma candidatura que realmente tivesse chances de disputar para vencer as eleições. Reclamava de apoio político e de estrutura de campanha. A decisão de ontem foi o desfecho dessa movimentação.

 

FORÇA

O detalhe dessa adesão é que, além do vereador Miguelito Gomes (foto abaixo)  ser considerado uma águia na política local, já com 8 mandatos e larga experiência, inclusive farejando para que rumo o vento sopra, o PDT possui uma excelente chapa de candidatos a vereador. Além de ter entre seus quadros o atual presidente da Câmara Municipal, o respeitado vereador Alécio Stringari, e o vice-prefeito Luciano Dias.

 

 

REFLEXOS

A decisão do PDT marabaense não deixa de criar um elemento de atrito para as negociações em curso entre os grupos do prefeito Tião Miranda e do deputado Chamonzinho, acompanhadas com entusiasmo pelo governador Helder Barbalho (MDB). O elemento do convencimento foi golpeado. Sobrou agora, o da força, com o MDB esvaziando a candidatura do PSD e trazendo o grupo de TM pelo beiço, como se diz na gíria.

 

BANDEARAM

O clima parece de fim de feira entre as forças que gravitam em torno do governo Tião Miranda. Na realidade, tudo começou quando o União Brasil, que tem entre seus quadros vereadores que mais se beneficiaram do governo TM, declarou apoio a Chamonzinho. Outros partidos se sentiram à vontade para seguir o mesmo rumo, como o Republicanos e o Cidadania. A fritura a céu aberto da pré-candidatura de Luciano Dias aumentou a divisão do grupo. A adesão do PDT foi a pá de cal.

 

ALTERNATIVAS

Agora, restará ao prefeito Tião Miranda dar uma de Dom Quixote, usando seu grande prestígio e tendo apenas o PSD como sustentação, para manter a candidatura de Fábio Moreira. Ou se render aos apelos do governador e se juntar a Chamonzinho, tentando, com reduzido leque de lideranças e consequentemente com menor força de pressão, emplacar Fábio como vice, ainda que boa parte de sua base política migre para a candidatura do deputado Toni Cunha (PL).

 

ESTRATEGISTA

O governador Helder Barbalho certamente está saboreando esse novo cenário político em Marabá. Com maestria ele pilotou o fortalecimento da candidatura Chamonzinho, sem, aparentemente, se afastar de Tião Miranda, a quem deu o comando da pouca expressiva Fundação Cultural do Pará. Todos os cargos estaduais em Marabá e farta distribuição de cheque moradia foram colocados sob o comando do deputado mais votado do Estado, sendo determinante no fortalecimento da candidatura do MDB. Agora é só esperar a rendição sem guerra do aliado.

 

INAUGURAÇÕES

Governador Helder Barbalho (MDB) esteve nesta sexta-feira no extremo sul do Pará para participar de inaugurações. Em São Félix do Xingu entregou a importante ponte sobre o Rio Fresco, anseio antigo daquela comunidade, além do novo Quartel do Corpo de Bombeiros. Em Santana do Araguaia inaugurou o hospital municipal e o novo terminal rodoviário. Além disso, nos dois municípios, entregou benefícios do programa de moradia conhecido como “Sua Casa”.

 

BOMBEIROS

O recente decreto publicado pelo governador, com medidas de contenção de gastos, está provocando dificuldades no Corpo de Bombeiros. Oficiais da tropa reclamam que estão tendo dificuldades no pagamento de diárias. Além disso, o contrato de manutenção dos carros foi encerrado e, com o novo decreto, não deverá ser renovado, o que vai causar muitos problemas na frota.

 

EXTRA

Fruto da mobilização municipalista, na próxima terça-feira as prefeituras de todo o País receberão 8,089 bilhões de reais a título de repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é 8,25% maior do que o repassado no mesmo período do ano passado. Ao longo do ano, o FPM vem acumulando sucessivos aumentos, o que vai ajudar os atuais prefeitos a terminar seus mandatos com as contas em dia.

 

SINAL

Recente visita de Helder Barbalho a Eldorado dos Carajás levantou a pulga atrás da orelha de quem imaginava que Wagne Machado (MDB) seria o candidato efetivamente apoiado pelo governador nas eleições para a prefeitura. HB teceu inúmeros elogios à prefeita Iara Braga, candidata à reeleição, inclusive destacando sua condição de mulher, a exemplo de sua vice, Hana Ghassan. E agora?

 

INVESTIMENTOS

Na sua visita, o governador Helder Barbalho inaugurou o novo hospital do município, assinou convênios para reforma de duas escolas e distribuiu cheques moradias. Além disso, anunciou que a vice-governadora Hana Ghassan estará em breve em Eldorado dos Carajás, para assinar convênios de pavimentação de ruas. O entorno da prefeita Iara Braga (foto abaixo) ficou sorrindo de orelha a orelha.

 

 

APOIO

Depois do Agir, PCdoB e PV, o candidato do PT a prefeito de Marabá, deputado Dirceu ten Caten, recebeu o apoio da Federação formada pelo PSol e Rede Sustentabilidade. Nas últimas eleições, o PSol vem lançando candidaturas a prefeito no município, mas, este ano, entende que as forças progressistas devem estar unidas no enfrentamento ao bolsonarismo. Para a direção da Federação, a candidatura de Dirceu é a que melhor expressa esse sentimento.

 

INQUILINOS

Segundo o jornalista Olavo Dutra, o clima não é dos melhores entre quatro paredes na Escola de Governo do Estado. Tudo porque a secretária das Cidades e Integração Regional, Fernanda Regina de Pinho Paes, que ocupa uma das dependências do prédio, estaria demonstrando mais prestígio que o diretor da ESG, Hélvio Arruda. É que mesmo com o decreto de contenção de despesas do governador, a secretaria será objeto de reforma de suas instalações e o restante do prédio não.

 

PRAZOS

Dia 20 de julho se inicia o prazo legal para que os partidos realizem suas convenções visando escolher os candidatos a prefeito, vice e vereador para disputar as eleições desse ano. O prazo se encerra dia 5 de agosto. Os partidos terão até o dia 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. No dia 16 de agosto terá início a propaganda eleitoral gratuita em rádio e tv. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto será considerada irregular e passível de multa.

 

FRASE

Voltaire (filósofo francês): “O melhor governo é aquele em que há o menor número de homens inúteis”.

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress