Ananindeua – A Prefeitura de Ananindeua entregou 146 óculos de grau para moradores dos bairros Atalaia e Jaderlândia, cumprindo a ação do programa “Olhar Ananin”, que já entregou óculos para 5.267 moradores da cidade.
Os pacientes contemplados dessa vez fizeram seus exames oftalmológicos durante a 14ª edição da ação ‘Prefeitura em Movimento’, que ocorreu no próprio bairro do Atalaia, onde, após a constatação da necessidade do uso de óculos de grau e da receita com o grau específico de acordo com sua necessidade, cada paciente pôde escolher uma armação de óculos de acordo com seu gosto.
“Eu precisava de um óculos para miopia e astigmatismo. Uma vez fui perguntar quanto era em um local particular e me cobraram mais de R$ 600,00 reais. É caro. Então, foi uma benção ganhar esse óculos hoje”, contou a dona de casa Vilma Maria de Azevedo, de 72 anos.
As irmãs Layane Patrocínio, de 19 anos, e Kathallen, de 20, também foram contempladas pelo programa “Olhar Ananin”. “A gente fez o exame na ação que teve do ‘Prefeitura em Movimento’. É muito bom, a gente estava precisando e foi gratuito”, disseram.
A secretária Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), Dayane Lima, explica a importância das entregas do programa “Olhar Ananin” para quem precisa. “Os resultados do programa têm sido muito salutares para os moradores de Ananindeua beneficiados pelo programa “Olhar Ananin”.
Com a entrega de óculos de grau, eles passam a ter mais qualidade de vida, não apenas porque passam a ter uma melhor acuidade visual, mas também porque passam a ter mais autoestima e confiança. É uma forma de promover a inclusão.
Alexandra Silva é coordenadora das ações Itinerantes da Prefeitura e anunciou novas entregas. “Vamos entregar em breve mais 250 óculos, para pacientes atendidos no Super Centro de Saúde Ananindeua, na BR 316, KM 8.
Na imagem principal, prefeito Daniel Santos fazendo entrega de óculos. (Texto de Jordan Navegantes /Fotos: Sesau)