Antes do almoço, governador do Pará, Helder Barbalho, endossou troca da ministra Daniela Carneiro por Celso Sabino: ‘fortalece o Pará’.
Após o lançamento das obras para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém, e da cerimônia de entrega de 222 unidades habitacionais, em Abaetetuba, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o deputado federal Celso Sabino (União-PA) durante almoço. Sabino é cotado para assumir o Ministério do Turismo em substituição à atual ministra Daniela Carneiro, em uma tentativa do governo para consolidar sua base na Câmara, após sofrer derrotas no plenário da Casa.
Durante a semana, Lula deu sobrevida a Daniela. A situação dela, porém, é delicada, já que perdeu apoio do seu partido, o União, para integrar o primeiro escalão do governo. Nesse cenário, Sabino é apontado como um nome capaz de unificar a bancada do União em prol do governo. Antes do almoço, o deputado já havia recebido apoio público do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Durante o evento em Belém, Lula confirmou o uso do terreno onde operava o Aeroporto Brigadeiro Protázio como sede da COP 30. Helder disse que a eventual nomeação de Sabino ‘fortalece” o estado do Pará. “Eu quero dizer, presidente, se o Pará tiver mais um ministro nós não vamos achar ruim, porque fortalece o nosso estado. Portanto, caso a sua decisão seja essa, o Celso representará todos nós, junto com o ministro Jader (Filho, de Cidades) para que o Pará possa estar fortalecido na nossa sociedade”, disse o governador.
Helder Barbalho também participou do almoço em que o deputado entregou uma camiseta do Remo para Lula e também conversou sobre uma visita, ainda neste ano, do presidente em Alter do Chão, um dos principais pontos turísticos do estado. “A ONU e o governo do presidente Lula acertam ao escolher o Estado do Pará como sede da COP-30, em 2025. Os investimentos federais anunciados neste sábado, em Belém, somados aos esforços do governador Helder Barbalho, serão fundamentais para projetar o Pará como destino turístico para o mundo”, afirmou Sabino, em nota.
A expectativa é que Sabino seja anunciado na próxima semana, quando o governo já deverá ter decidido qual será o destino de Daniela Carneiro. A atual ministra do Turismo apoiou Lula durante as eleições de 2022 com seu marido Waguinho, prefeito de Belford Roxo, que esteve no Palácio do Planalto na quarta-feira (14) para negociar o futuro de sua mulher. Lula viajará à Itália na terça-feira (20), onde se encontrará com o Papa e com o presidente italiano, Sergio Mattarella. Na sequência, vai à França, onde deve encontrar o presidente Emmanuel Macron e participar de um show na torre Eiffel, a convite da banda britânica Codplay. Retorna ao Brasil apenas no sábado (24), o que coloca ainda mais pressão para que o anúncio do novo ministro seja feito já na segunda-feira (19). (Foto: Divulgação)