Zelensky quer aval dos EUA para plano de paz com a Rússia

Henrique Acker (correspondente internacional)  –  Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira, 27 de agosto, o Presidente ucraniano Volodymir Zelensky anunciou que pretende apresentar um plano de paz para a guerra com a Rússia.

A julgar pelas palavras do próprio Zelensky, a proposta terá que ser negociada com a Casa Branca e aceita pelo governo dos EUA, antes de ser encaminhada para negociações com Vladimir Putin.

“Penso que poderei apresentar este plano ao Presidente Biden em setembro”, afirmou Zelensky, que também deve enviar o projeto aos dois candidatos à Presidência dos EUA, Kamala Harris e Donald Trump.

O Presidente ucraniano admitiu que a incursão em território russo, a partir da invasão da região de Kursk, já seria parte do plano. Mas admitiu que a possibilidade de ceder parte do território de seu país à Rússia dependerá dos aliados da Ucrânia.

 

Combates prosseguem

Enquanto Zelensky anuncia um plano de paz, a guerra prossegue em duas frentes de batalha. De acordo com fontes de Kiev, as tropas ucranianas já teria ocupado 100 localidades da região russa de Kursk, além de ter acpturado 600 soldados inimigos.

O general ucraniano Oleksandr Syrskyi reconheceu que um dos objetivos da ofensiva contra território russo seria enfraquecer o inimigo na ofensiva contra as cidades de Pokrovsk e Kurakhove, consideradas centros estratégicos. Segundo ele, cerca de 30 mil soldados russos tiveram que ser deslocados para dar combate na região de Kursk.

Já a Rússia lançou um ataque pesado no domingo (25/8) com centenas de mísseis e drones, causando estragos em diversos pontos da Ucrânia. Na segunda-feira, 26 de agosto. Os principais alvos foram as infraestruturas de rede elétrica. O objetivo é reduzir a capacidade de produção de energia antes do inverno e prejudicar a produção de armamentos do país. (Foto: AFP /Sergei Supinsky)

Por Henrique Acker (correspondente internacional)

 

———–

Fontes:

CNN Portugal

The Guardian

The Guardian

 

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress