O Voa Brasil alcançou 40 mil reservas realizadas por seus beneficiários. As informações foram reveladas nesta terça-feira (20) pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Esse programa disponibiliza passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que nunca viajaram de avião ou que não utilizam o transporte aéreo há pelo menos 12 meses.
“Levando em conta que o Voa Brasil aproveita assentos vazios disponibilizados pelas companhias aéreas, a quantidade seria adequada para preencher 300 aviões de aposentados desde o lançamento do programa, que ocorreu no final de julho do ano anterior”, afirmou o ministério em comunicado, destacando a relevância da iniciativa para a inclusão de novos usuários no transporte aéreo.
Roteiro de destinos
Nos últimos cerca de 10 meses, os aposentados têm se direcionado principalmente para as regiões Sudeste (42,5%) e Nordeste (40%). São Paulo se destaca como o principal destino, seguida pelas cidades do Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, João Pessoa, Maceió, Belo Horizonte e Natal. Em suma, o programa teve impacto em aeroportos de 84 diferentes cidades.
Para entender
As passagens do Voa Brasil estão disponíveis apenas por meio do site do programa, sem necessidade de registro ou pagamento de tarifas. A única condição é que o aposentado não tenha viajado de avião nos últimos 12 meses. Após selecionar a data e o destino, o usuário é redirecionado para o site da companhia aérea para finalizar a compra.
“A elevação no fluxo de passageiros, principalmente em trajetos subutilizados, pode trazer benefícios significativos para a economia da região, resultando em maior consumo e na criação de postos de trabalho em hotéis, restaurantes e demais serviços“, analisou o ministério na nota. (Foto: Divulgação)