A pesquisadora e influenciadora digital Ellen Monielle, 25, de Natal (RN), é o nome por trás do perfil Eco Fada, que acumula 100 mil seguidores nas redes sociais falando sobre a intersecção do veganismo e das questões alimentares, ambientais, de gênero e de raça.
A ideia de usar a internet para o ativismo surgiu pouco antes do início da pandemia de covid-19, em 2020. “Comecei a Eco Fada para comunicar como eu entendia o veganismo, como uma luta política e também para mostrar o quanto poderia ser acessível. Depois, passei a falar também sobre a questão ambiental e climática, uma área em que eu já trabalhava desde 2017”, conta Ellen em vídeo (assista acima).
A influenciadora também sempre toca no ponto da soberania e da insegurança alimentar. ”Claro que a gente já sabia que tinha muita gente passando fome, mas na pandemia isso se acentuou cada vez mais. Foi aí que decidi dar um enfoque nisso”, diz.
Entre as suas principais conquistas profissionais, estão o convite para palestrar no TEDx, que promove palestras com importantes nomes de diferentes áreas, e participar da COP26 e da COP27, a principal conferência climática do mundo, uma na Escócia, em 2021, e outra no Egito, em 2022: “Fui como pesquisadora, representando a organização Nossas e como embaixadora de outra organização chamada Perifa Sustentável”.
Ellen conta que ter começado a criar conteúdo para a internet transformou a sua carreira profissional. “Não imaginava que eu, saindo de Natal, no Rio Grande do Norte, indo para uma conferência climática e levando várias pautas, impactaria também muitas ações”.
”É importante se movimentar, é importante falar sobre esses assuntos, é importante se engajar nas redes e começar a conscientizar as pessoas. Eu não imaginava o impacto que a minha voz tinha, eu não imaginava que as ações que eu tinha dentro do meu território, serviriam de inspiração para outras pessoas fazerem a mudança dentro de seus territórios também”, finaliza. (Foto: Redes Sociais)