Vacina injetável contra pólio substituirá “gotinha” a partir de 2024, diz Saúde

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira 7, que vai substituir a vacina oral em gotas contra a poliomielite por uma versão injetável. A mudança será feita de forma gradual, a partir do ano que vem.

A vacina oral, conhecida como ‘gotinha’ ou Sabin ficou conhecida pelas campanhas de vacinação lideradas pelo personagem Zé Gotinha. Já a vacina injetável, que utiliza vírus “mortos”, é conhecida como Salk.

Segundo a pasta, a mudança foi amplamente debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que levou em consideração as mais recentes evidências científicas no combate à doença.

São previstas quatro doses da vacina injetável aos 2, 4, 6 e 15 meses de vida das crianças. Atualmente, a forma oral da vacina é aplicada como reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A partir do primeiro semestre de 2024, crianças que completarem as três primeiras doses da vacina receberão apenas um reforço com a VIP (injetável) aos 15 meses.

Ainda de acordo com o governo, o personagem ‘Zé Gotinha’ não será descartado mesmo após a transição do imunizante, e continuará sendo utilizado em demais campanhas de vacinação.  (Foto: Kendra Helmmer/USAID.)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress