União Europeia suspende retaliações contra EUA após recuo de Trump

A União Europeia decidiu interromper suas primeiras ações em resposta às tarifas dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump ter aliviado temporariamente as altas taxas que havia recentemente aplicado a vários países, informou Ursula von der Leyen, líder da Comissão Europeia, nesta quinta-feira.

O grupo planejava implementar tarifas sobre aproximadamente 21 bilhões de euros em importações dos Estados Unidos a partir da próxima terça-feira, como uma reação às taxas de 25% que Trump impôs sobre aço e alumínio. A União Europeia ainda está considerando sua resposta às tarifas sobre automóveis dos EUA e às taxas gerais de 10% que continuam em vigor.

“Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, disse Von der Leyen no X.

As tarifas proporcionaram um alívio para os mercados e para os líderes mundiais, apesar de terem agravado um conflito comercial com a China.

A reviravolta, que aconteceu em um intervalo inferior a 24 horas após a implementação das novas taxas, ocorreu após o período mais significativo de flutuação nos mercados financeiros desde os momentos iniciais da pandemia de Covid-19.

Os mercados de ações nos EUA tiveram uma forte alta devido à notícia, e o sentimento de alívio persistiu nas bolsas da Ásia e da Europa nesta quinta-feira.

Antes da reviravolta causada por Trump, a ansiedade estava fazendo desaparecer trilhões de dólares das bolsas de valores e resultou em um aumento preocupante nos juros dos títulos do governo dos Estados Unidos, o que aparentemente chamou a atenção do presidente dos EUA. (Foto: Reuters)

Relacionados

plugins premium WordPress