Uma colher de azeite por dia pode reduzir risco de morte por demência, diz estudo

Produto pode exercer efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores devido ao seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e outras vitaminas. Especialistas, no entanto, ressaltam outros fatores que são alinhados a uma dieta rica no óleo e que devem ser levados em consideração

 

Estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T. H. Chan (HSPH) sugeriu que a ingestão diária de azeite pode estar correlacionada com um menor risco de morte por demência. Os resultados foram descritos em um artigo publicado no periódico JAMA Network Open na segunda-feira (6).

“Normalmente, as pessoas que usam azeite para cozinhar ou como molho têm uma melhor qualidade geral da dieta, mas, curiosamente, descobrimos que a associação é independente desse fator”, disse Anne-Julie Tessier, nutricionista da Universidade de Harvard.

A cientista combinou os resultados de pesquisas com enfermeiros e profissionais de saúde realizadas nas décadas de 1970 e 1980. Todos estavam livres de doenças cardíacas e câncer quando os inquéritos introduziram pela primeira vez perguntas sobre o consumo de azeite em 1990.

Nos anos que se seguiram, 4.751 dos 92.383 participantes selecionados morreram de causas relacionadas com a demência. Os investigadores descobriram que os adultos que consumiam regularmente mais de 7 gramas de azeite por dia (cerca de meia colher de sopa) tinham 28% menos probabilidade de morrer de doenças relacionadas com a demência em comparação com aqueles que nunca ou raramente consumiam azeite.

“O azeite pode exercer efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores devido ao seu alto teor de ácidos graxos monoinsaturados e outros compostos com propriedades antioxidantes, como vitamina E e polifenóis”, explica Tessier em seu artigo.

Entretanto, o estudo tem algumas limitações, como por exemplo: a maioria de seus participantes eram brancos e instruídos, o que significa que os resultados ainda não podem ser generalizados para diversas populações. Pesquisas anteriores também sugeriram que as pessoas que consomem regularmente azeite têm um risco cerca de 30% menor de morrer de uma doença neurodegenerativa.

(Foto: Reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress