TSE descarta pedido de Eduardo Leite de adiar as eleições no RS

Segundo a jornalista Vera Magalhães, ministros da corte dizem que a chance de as eleições serem adiadas é “zero”

 

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizem, em caráter reservado, que é “zero” a chance de as eleições municipais serem adiadas apenas no Rio Grande do Sul, em razão das enchentes que assolaram praticamente todo o território do Estado desde o fim de abril. A informação é do blog da jornalista Vera Magalhães, do jornal O Globo, divulgada na noite desta segunda-feira (20).

A ideia de debater o adiamento das eleições nos municípios gaúchos foi levantada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nesta segunda, em entrevistas aos jornais Folha de S.Paulo e o próprio O Globo. Segundo Leite, a emergência no estado por causa das enchentes que afetam o estado desde o final de abril pode afetar a campanha. Além disso, a troca de prefeitos pode atrapalhar a eficácia de políticas públicas voltadas à reconstrução das cidades.

De acordo com a jornalista Vera Magalhães, os ministros do TSE afirmam que apenas condições que impedissem a realização da votação justificariam o adiamento das eleições. Como a eleição acontece em menos de cinco meses, seria impossível tomar essa decisão agora. Além disso, adiar o pleito significaria prorrogar o mandato dos atuais prefeitos, criando um entrave jurídico para a mudança na data das eleições.

(Foto: Ricardo Giusti)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress