Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos EUA

Com um clima de expectativas globais, Donald Trump, o presidente eleito, toma posse hoje (20) como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez. Ele assume o cargo no lugar de Joe Biden, que o derrotou na eleição de quatro anos atrás. A cerimônia está marcada para iniciar às 8h (horário de Brasília), com apresentações musicais programadas para cerca de 11h30.

Devido ao severo frio que atinge Washington D.C., a cerimônia de posse foi realocada para um espaço coberto, enquanto o desfile acontecerá em uma arena esportiva. Trump solicitou que seu pronunciamento de posse ocorra na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos. No começo da campanha, o presidente eleito sofreu um ferimento superficial durante uma tentativa de homicídio, ao ser atingido por um tiro disparado por um jovem em um evento em Butler, na Pensilvânia.

O discurso inaugural de Trump pode dar uma indicação do estilo que pretende seguir nos primeiros dias de seu segundo mandato. Recentemente, ele surpreendeu seus parceiros internacionais ao mencionar a possibilidade de tomar posse da Groenlândia e do Canal do Panamá, além de sugerir a transformação do Canadá em um estado dos Estados Unidos.

Temas polêmicos

A administração do presidente eleito Donald Trump está reavaliando a estratégia de efetuar deportações em larga escala em Chicago na próxima semana, após a divulgação de informações sobre a operação, conforme afirmou Tom Homan, responsável pela imigração na gestão de Trump, em uma entrevista ao Washington Post no sábado (18).

O governo atual “ainda não fez uma escolha”, afirmou Homan, que foi diretor interino da Imigração e Alfândega dos EUA, conforme reportado. “Estamos avaliando esse vazamento e faremos uma escolha fundamentada nele”, completou.

Representantes e ativistas dos direitos humanos afirmaram que a administração Trump iniciaria ações em diversas cidades dos Estados Unidos imediatamente após sua posse nesta segunda-feira, com Chicago como um dos principais candidatos para o início.

Dulce Ortiz, líder da Coalizão de Illinois pelos Direitos dos Imigrantes e Refugiados, informou à Reuters que aproximadamente 200 oficiais de imigração planejam iniciar atividades na região de Chicago ainda hoje, visando capturar indivíduos que estão a caminho do trabalho ou iniciando suas rotinas diárias.

Na última sexta-feira (17), a Reuters anunciou que os agentes planejavam conduzir operações em Nova York e Miami. Além disso, o Wall Street Journal trouxe à tona que a Imigração e Alfândega daria início a uma ação que duraria uma semana em Chicago, contando com a participação de centenas de agentes.

Na noite de sexta-feira, líderes do setor de criptomoedas se reuniram para desfrutar de coquetéis e dançar ao ritmo da famosa estrela do rap Snoop Dogg, celebrando a iminente posse do presidente eleito Donald Trump, cuja administração prometeu significativas transformações na regulamentação das criptomoedas.

Após anos de conflitos com os responsáveis pela elaboração de políticas em Washington, líderes de empresas de criptomoedas, como Crypto.com, Kraken e Exodus, celebraram em um evento realizado no antigo Andrew W. Mellon Auditorium, que possui 90 anos e apresenta colunas majestosas de 19 metros de altura. (Foto: Reuters)

 

Com informações das agências Reuters e Lusa

Relacionados

plugins premium WordPress