Troca no comando da Caixa amplia lista de indicados por Lira no governo Lula

A mudança no comando da presidência da Caixa aumentou o número de indicados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), em cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

 

 

O anuncio na última quarta-feira (25) da substituição de Rita Serrano por Carlos Antônio Vieira Fernandes no comando da Caixa Econômica Federal, aumentou a lista de indicados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ocupando cargos federais de relevância. A lista de indicados em órgãos federais do presidente da Câmara inclui ainda o comando do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Lira ainda conseguiu emplacar aliados na administração do Porto de Maceió e em funções de chefia de autarquias no estado de Alagoas, sua base eleitoral. Na superintendência alagoana do Incra, por exemplo, apesar da resistência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o governo federal manteve Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara.

Outros nomes próximos a Lira com um cargo no governo são Arlindo Garrote, filho da ex-deputada Ângela Garrote (PP), que ocupa a coordenação do Departamento Estadual de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Alagoas, e Diogo Holanda Pinheiro, que está à frente da administração do Porto de Maceió.

Lira ainda nomeou aliados para cargos da Codevasf e da CBTU em Alagoas. Um deles é João José Pereira Filho, o Joãozinho, outro primo do deputado. Pereira é superintendente da Codevasf em Alagoas. Já na CBTU, o presidente da Câmara conta com outros três cargos ocupados por ex-assessores ou por familiares deles. Carlos Jorge Cavalcante é superintendente regional desde 2018. Ele é irmão de Luciano Ferreira Cavalcante, aliado de longa data do presidente da Câmara.

A esposa de Luciano, Glaucia Maria de Vasconcelos Cavalcante, também tem um cargo na superintendência da CBTU, o de gerente regional de Planejamento e Engenharia. Antes, Glaucia foi assessora parlamentar de Lira na Câmara entre outubro de 2015 e julho de 2016. Outro ex-integrante do gabinete de Lira na CBTU é André Marcelino Loureiro, que ocupa a coordenação de Planejamento e Informática do órgão em Maceió. Sua mãe, Rose Marie Loureiro, foi assessora de Lira entre 2014 e 2020.

(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress