Tragédia no RS impacta votação no Senado da PEC que aumenta salários do Judiciário

A tragédia climática que se abateu sobre o Rio Grande do Sul provocou um freio de arrumação nas intenções de congressistas que desejam aprovar a chamada PEC do Quinquênio, propondo aumento dos salários de juízes e procuradores.

Nos últimos dias, diante da repercussão negativa que a proposta de mudança da Constituição começou a gerar no meio da sociedade, impactada com as mortes e a situação dramática de flagelo causada pelas enchentes em terras gaúchas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autor da proposta, passou a anunciar que os congressistas  devem alterar o conteúdo da PEC retirando categorias e restringindo o impacto do aumento para a cúpula do Judiciário no orçamento público.

A mudança de rumo para a votação da proposta ainda não está pacificada entre os senadores, porque muitos parlamentares propõem focar medidas para auxiliar a população gaúcha.

Além disso, a própria Proposta de Emenda à Constituição tem resistências dentro do Senado e a avaliação é que não teria votos suficientes no momento, considerando que a medida teria um impacto mínimo de aproximadamente R$ 82 bilhões até 2026.

O tema só deve ser votado depois que a situação no Sul do país melhorar. (Foto: Agência Senado)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress