Na terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou que notificou 9,4 milhões de aposentados e pensionistas que, nos últimos anos, tiveram deduções de entidades associativas em seus benefícios, podendo ter sido impactados por fraudes relacionadas a esses descontos indevidos.
“Notificações no sininho do Meu INSS já integralmente processadas. Total de notificações cadastradas: 9.429.003″, informou a autarquia previdenciária.
A partir da quarta-feira (14), esses indivíduos precisarão comunicar se as transações foram ou não aprovadas por eles para garantir o reembolso dos montantes.
A comunicação foi realizada unicamente através do aplicativo Meu INSS. Não ocorreu e não ocorrerá qualquer interação por telefone ou mensagem de texto SMS.
A comunicação enviada foi a seguinte: “Importante aviso para você. Foi constatado um desconto referente a uma entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã, você poderá informar se deu sua autorização ou não pelo Meu INSS ou ligando para o número 135.”
Caso tenha perguntas, os cidadãos podem entrar em contato com a central de atendimento do órgão através do telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Confira a seguir o procedimento para realizar o download do aplicativo oficial e, logo após, obtenha mais informações sobre a notificação do INSS referente aos descontos irregulares.
Baixando o app Meu INSS
O aplicativo Meu INSS pode ser acessado tanto em dispositivos Android quanto iOS. Juntamente com o telefone 135 e o site oficial, ele proporciona uma maneira prática para que os usuários verifiquem seus benefícios do INSS sem precisar ir até uma agência.
- Ao instalar o aplicativo no smartphone, o usuário deve concordar com as condições de utilização;
- Após isso, é necessário acessar o site do gov.br, inserindo o CPF e a senha que foram registrados na conta oficial do governo. Caso você ainda não possua uma conta no gov.br, confira aqui as instruções para criar uma.
- Por último, basta pressionar “permitir” para que o aplicativo tenha acesso às suas informações pessoais.
O usuário poderá acessar todos os serviços oferecidos, além de consultar o histórico das informações do beneficiário. (Foto: Reprodução)