Até o dia 20 de janeiro está aberto o prazo para solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.
O pedido deve ser feito por meio do Sistema Enade, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência.
Nas duas situações, é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital.
O exame foi aplicado em 27 de novembro em todo o país.
Mesmo pedindo a dispensa da prova é necessário preencher o Questionário do Estudante.
No rol de situações previstas como justificativas para se ausentar do exame estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, além de compromissos profissionais e privação de liberdade.
Estudantes que foram eliminados no dia do exame por descumprirem normas de segurança (como não desligar o celular durante a prova) não poderão solicitar dispensa de prova.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os casos de ausência por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso.
O Inep vai avaliar os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado. (Foto Vinicus Maia – Exame)
Com informação do Inep