Posicionamento da estrela do pop pode ter peso na campanha de Kamala Harris, principalmente na conquista de votos entre os mais jovens e indecisos. Cantora justificou o voto afirmando que a candidata democrata é “uma líder de mão firme e talentosa” e que ela acredita que o país precisa ser liderado pela “calma e não pelo caos”
A cantora estadunidense Taylor Swift, uma das maiores estrelas do pop da atualidade, usou as redes sociais, na madrugada desta quarta-feira (11), para declarar voto na candidata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A artista afirmou que acompanhou o debate presidencial da ABC News e fez um longo texto sobre o assunto, onde justificou os motivos para apoiar a candidata democrata.
Taylor Swift desmentiu no início uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) que sugeria, falsamente, apoio a Trump, e disse que votará na candidata do Partido Democrata. “Realmente invocou meus medos em torno da IA, e os perigos de espalhar desinformação. Trouxe-me à conclusão de que preciso de ser muito transparente sobre os meus planos reais para esta eleição como eleitor. A forma mais simples de combater a desinformação é com a verdade”, disse a artista.
Na sequência, ela afirmou que irá votar na chapa de Kamala Harris e do vice Tim Walz e justificou para os fãs o motivo. “(Kamala) luta pelos direitos e causas que acredito que preciso de um guerreiro para os defender. Eu acho que ela é uma líder de mão firme e talentosa e acredito que podemos realizar muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos”, pontuou a artista.
Taylor seguiu ainda dizendo que ficou animada e impressionada com a seleção de Kamala para vice-presidente e afirmou que ele é uma pessoa que defende “os direitos LGBTQ+, FIV e o direito de uma mulher ao seu próprio corpo há décadas”.
O apoio de Taylor Swift à Kamala Harris pode ter um impacto significativo na campanha democrata. A cantora tem uma base de fãs enorme e é muito influente, especialmente entre jovens e progressistas, dois grupos importantes para o campo político de Harris.
Sua capacidade de mobilizar eleitores e chamar atenção para questões sociais já foi comprovada em eleições anteriores, como na eleição de 2020, quando ela endossou Joe Biden. O apoio da cantora foi apontado como um dos principais responsáveis pelo recorde de participação de jovens no pleito presidencial. O posicionamento da estrela do pop, segundo analistas, pode ajudar a atrair eleitores indecisos e aumentar a participação de eleitores jovens.
Confira a íntegra do pronunciamento da estrela do pop em favor a Kamala Harris:
“Como muitos de vocês, eu assisti ao debate desta noite. Se você ainda não fez isso, agora é um ótimo momento para pesquisar as questões em pauta e as posições que esses candidatos tomam nos temas que mais importam para você. Como eleitora, eu faço questão de assistir e ler tudo o que posso sobre as políticas e planos que eles propõem para este país.
Recentemente, fui informada de que uma IA com a minha imagem falsamente apoiando a candidatura de Donald Trump foi postada em seu site. Isso realmente despertou meus medos em relação à IA e aos perigos da disseminação de desinformação. Isso me levou à conclusão de que preciso ser muito transparente sobre meus planos reais para esta eleição como eleitora. A maneira mais simples de combater a desinformação é com a verdade.
Vou dar meu voto para Kamala Harris e Tim Walz na Eleição Presidencial de 2024. Estou votando em @kamalaharris porque ela luta pelos direitos e causas que acredito que precisam de uma guerreira para defendê-los. Acho que ela é uma líder talentosa, de mão firme, e acredito que podemos conquistar muito mais neste país se formos guiados pela calma e não pelo caos. Fiquei tão animada e impressionada com a escolha de seu companheiro de chapa, @timwalz, que há décadas defende os direitos LGBTQ+, a fertilização in vitro (FIV) e o direito da mulher sobre seu próprio corpo.
Fiz minha pesquisa e fiz minha escolha. A sua pesquisa é sua para fazer, e a escolha é sua para tomar. Também quero dizer, especialmente aos eleitores de primeira viagem: Lembrem-se de que, para votar, vocês precisam estar registrados! Também acho muito mais fácil votar antecipadamente. Vou colocar o link para se registrar e encontrar as datas e informações sobre a votação antecipada nos meus stories.
Com amor e esperança”.
(Foto: Reprodução)