Agência de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos investiga o caso; até o momento, 49 casos foram relatados e uma pessoa morreu
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos relatou um surto de E. coli associado ao consumo de hambúrgueres intitulados de Quarteirão com Queijo do McDonald’s . Foram registrados 49 casos da doença e uma morte em 10 estados americanos entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro.
“Esta é uma investigação de surto em ritmo acelerado. A maioria das pessoas doentes está relatando comer hambúrgueres Quarter Pounder do McDonald’s e os investigadores estão trabalhando rapidamente para confirmar qual ingrediente alimentar está contaminado”, diz o site oficial do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
O CDC pontua que o “número real de pessoas doentes neste surto é provavelmente muito maior do que o número relatado, e o surto pode não estar limitado aos estados com doenças conhecidas. Isso ocorre porque muitas pessoas se recuperam sem cuidados médicos e não são testadas para E. coli . Além disso, doenças recentes podem ainda não ter sido relatadas, pois geralmente leva de 3 a 4 semanas para determinar se uma pessoa doente faz parte de um surto”.
“Por excesso de cautela, também estamos removendo temporariamente o Quarter Pounder de restaurantes na área impactada, incluindo Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, bem como partes de Idaho, Iowa, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Oklahoma”, aponta a nota.
A Escherichia coli (E. coli) compreende um grupo de bactérias localizadas normalmente no intestino de pessoas saudáveis, mas algumas cepas podem causar infecções no trato digestivo, urinário ou em outras partes do corpo. A cepa O157:H7, identificada no surto, produz as toxinas Shiga e a maioria das pessoas infectadas por ela apresenta cólicas estomacais intensas, diarreia (geralmente com sangue) e vômitos.
Os sintomas começam de três a quatro dias após a ingestão da bactéria e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento após cinco a sete dias. O CDC destaca que algumas pessoas podem desenvolver problemas renais graves (síndrome hemolítico-urêmica, também chamada de SHU) e precisam ser hospitalizadas.
(Foto: Mike Stewart/AP)