A Sudam realizará nesta segunda-feira e terça-feira, dias 16 e 17 de outubro, de 9h às 18h, em seu auditório, em Belém, o Seminário “Identificando demandas prioritárias para o desenvolvimento sustentável dos Arquipélagos do Marajó/PA e de Bailique/AP”.
O evento reunirá governo federal, estadual e prefeituras, além de instituições de ensino e pesquisa. A ideia é identificar e mapear demandas prioritárias para serem atendidas de forma conjunta e planejada. O trabalho é urgente, pois essas regiões, mesmo ricas em recursos naturais e de grande potencial econômico, possuem baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
Este Seminário visa a identificação dos principais desafios e oportunidades em diversos temas para o desenvolvimento dessas regiões, num esforço envolvendo a sociedade civil, articulação interinstitucional nas três esferas de governo e participação do setor privado.
A partir desse mapeamento, serão direcionadas ações públicas e privadas para atender demandas prioritárias para o desenvolvimento sustentável dos Arquipélagos do Marajó/PA e de Bailique/AP.
Para o desenvolvimento do Seminário foi definida a metodologia participativa, com a representação da sociedade civil, prefeituras, governos estaduais e demais participantes para construção de propostas a partir das necessidades e sugestões advindas de um processo de discussão e proposições para o curto, o médio e longo prazo, que venham atender a população dos municípios dos Arquipélagos do Marajó/PA e de Bailique/AP.
Essas duas regiões foram definidas pelo Conselho Deliberativo da Sudam, em reunião realizada no dia 14 de julho, como prioritárias na Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), gestado pelo Ministério de Integração e Desenvolvimento Agrário (MIDR), ao qual a Sudam é vinculada.
Essa deliberação está em consonância com a política do governo federal (PNDR), que se baseia na redução da pobreza e da desigualdade regional, na inclusão social e promoção de oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento econômico, social e humano.
Veja a Programação do Seminário
DIA 16/10 (SEGUNDA-FEIRA)
ABERTURA – 9:00 às 10:30
Ministros de Estado, Governo do Pará, Governo do Amapá, Governo Municipal, Sociedade Civil e Instituições Convidadas.
Intervalo: 10:30 às 11:00
MESA 01 – 11:00 às 13:00
Desenvolvimento sustentável e inclusivo do Marajó e Bailique
MESA 02 – 14:30 às 17:00
Pesca, piscicultura e carcinicultura
MESA 03 – 14:30 às 17:00
Cultura e Turismo
MESA 04 – 14:30 às 17:00
Fruticultura e produtos florestais madeireiros e não madeireiros e agricultura familiar
DIA 17/10 (TERÇA-FEIRA)
MESA 05 – 9:00 às 11:30
Infraestrutura para o desenvolvimento sustentável
MESA 06 – 13:30 às 16:00
Governança com foco na formação de parcerias e participação social
MESA 07 – 13:30 às 16:00
Regularização fundiária e fomento à produção
MESA 08 – 13:30 às 16:00
Pecuária leiteira, cadeia do Queijo do Marajó, Bubalinocultura no Bailique e criação de pequenos animais
Intervalo – Para todas as mesas: 16h às 16h30
Plenária de encerramento – 16:30 às 18
Apresentação de Documento Síntese do Evento
#Sudam #Marajó #Bailique #Amazonia #Desenvolvimento (Foto: Sudam/Reprodução)