Situação clínica do Papa Francisco é “complexa, diz Vaticano

O Vaticano anunciou em um comunicado divulgado às 9h desta segunda-feira (17) no horário de Brasília que o papa Francisco está enfrentando uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, e sua condição de saúde é considerada “complexa”.

De acordo com a Santa Sé, o tratamento do Papa, que tem 88 anos e assumiu o cargo em 2013, sofreu modificações após o seu diagnóstico, e ainda não há uma estimativa para sua alta. Ele ficará internado no hospital pelo tempo que for necessário.

“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz a íntegra do boletim.

 

Católicos em Gaza

Nesta manhã de segunda-feira, um representante do Vaticano informou que o papa se encontra com a saúde estável, que teve uma boa noite de sono, tomou seu café da manhã e está de “bom ânimo“.

Não foi mencionado se Francisco começou a mostrar febre novamente, como ocorreu no começo da internação. De acordo com os comunicados médicos emitidos pelo Vaticano, a febre estava diminuindo gradualmente ao longo dos dias.

Apesar da alteração no tratamento, os médicos do papa já haviam indicado um repouso total. Ele precisou cancelar todas as suas atividades, mas, conforme relatou a emissora italiana Mediaset, mesmo internado, durante o final de semana, manteve sua prática de realizar chamadas para conversar com integrantes de uma paróquia católica em Gaza.

Ausência lamentada

Francisco lamentou sua ausência na oração dominical realizada na Praça de São Pedro. Além disso, não conseguiu presidir uma missa especial em homenagem aos artistas, em celebração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.

Hoje é o quarto dia de hospitalização do papa, que enfrenta uma infecção respiratória desde o começo do mês. Ele foi admitido no hospital Gemelli, em Roma, na manhã de sexta-feira. (Foto: Reuters)

Relacionados

plugins premium WordPress