Senado Beto Faro critica editorial de o Estadão e “complexo de Vira Latas”

O senador Beto condenou de forma veemente o editorial publicado no Jornal paulista Estadão intitulado “Crônica de um vexame anunciado”. O fato causou a indignação de todos os paraenses.

Segundo Faro, não é de hoje que a região Norte sofre invisibilidade e desrespeito. O mesmo sistema que explora, que consome seus recursos e depois marginaliza, agora levanta dúvidas sobre sua capacidade de sediar um evento global pelo simples fato de ser uma cidade do norte. “Se o evento fosse em São Paulo ou no Rio de Janeiro o tratamento não seria o mesmo”.

A nota ignora todo o esforço do presidente Lula que conseguiu a proeza de convencer a ONU na escolha de Belém como sede da conferência climática, ao lado do governador Helder Barbalho.  A simples necessidade de debater a Amazônia exige no mínimo que o debate se faça no coração da Floresta.

Para Beto Faro, o debate central da conferência não é sobre a capacidade da cidade, mas sim sobre. A nota surpreende porque ataca a capacidade de Belém ao invés de ir à essência do que realmente interessa a humanidade que é a capacidade de fazer uma inflexão nos esforços da humanidade que é combater o aquecimento global e a humanidade.

Para o senador, a estética não pode estar acima do que é central: a crise climática. Por que no caso de Belém sobressaem as dificuldades?  Essa reação expõe uma visão colonizadora que persiste no imaginário de parte da elite e da mídia sulista.

Para estes, a Amazônia se resume a commodities, as populações ribeirinhas boas para servirem ao exotismo nas narrativas sobre o país

A Cop-30, para Faro, será um momento de mostrar quem realmente somos. Um momento em que a Amazônia irá falar para o Mundo. O momento é de desafiar esse preconceito.(Ascom – Beto Faro)

Relacionados

plugins premium WordPress