Sem compartilhamento de senhas, Netflix dispara em número de assinantes

A Netflix sobe forte desde o after-market de ontem nos Estados Unidos, depois de mostrar que a ofensiva para o fim de compartilhamento de senhas deu resultado.

A companhia de streaming aumentou sua base de assinantes em 10,8% no terceiro trimestre frente ao ano anterior — no melhor resultado desde meados de 2020.

Foram cerca de 8 milhões de novos assinantes, acima das expectativas de 6,5 milhões a 7 milhões. Não deve ser um efeito isolado: a gestão da companhia indicou que um número similar deve vir no quarto trimestre.

As ações sobem mais de 13% no pre-market, continuando a tendência de alta observada desde ontem: os papéis subiram mais de 12% nas negociações pós-fechamento.

A companhia surpreendeu o mercado com resultados acima do esperado tanto em número de assinantes quanto em receita, reforçando as estimativas de que deve ser o único serviço de streaming a operar no azul neste ano.

Em conferência com analistas, a Netflix afirmou que deve aumentar os preços dos planos sem anúncios nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Além disso, a companhia vai impedir que novos assinantes entrem para o plano básico sem propaganda tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil e no México.

A estratégia é a de empurrar novos consumidores que querem pagar barato para a versão com propaganda, a fim de fazer essa vertical decolar. Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, afirmou anteriormente que essa vertical “definitivamente não está na escala em que a companhia gostaria”. O volume de usuários em planos como esse aumentou 70% em relação ao segundo trimestre. Apesar disso, os anunciantes ainda esperam mais escala antes de investirem pesado em propaganda neste canal.

Enquanto a concorrência aumentou os preços em cerca de 25% no último ano, segundo o Wall Street Journal, a Netflix manteve a mensalidade congelada pelos últimos 18 meses. A estratégia cobrou seu preço, com a receita por usuário caindo 1% na comparação anual.  (Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress