O jogador Vini Jr. sofreu ofensas racistas no jogo mais recente entre Real Madrid e Valencia, na Espanha.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta segunda-feira (12) que a Seleção Brasileira irá utilizar um uniforme todo preto no amistoso contra Guiné, no próximo sábado (17), em Barcelona. Será a primeira vez em 109 anos de história da Seleção Brasileira que não será utilizado um uniforme com cores além dos clássicos amarelo, azul e branco.
A iniciativa faz parte de uma série de ações organizadas pela entidade, que tem como principal objetivo o combate ao racismo. Um dos jogadores do Brasil, Vinícius Júnior, foi alvo de insultos racistas no jogo entre Real Madrid e Valencia, pelo Campeonato Espanhol, que gerou uma forte onda de apoio ao atacante.
Na ocasião, torcedores do Valência gritaram, em coro, palavras como “fora macaco”. A FIFA, CBF e até mesmo a ONU condenaram arduamente o fato, resultando em multa para o Valencia, fechamento da parte do estádio onde ocorreram as injúrias e prisões pela Polícia.
Informações apontam que o uniforme preto estará apenas no primeiro tempo, retornando ao convencional no segundo, que também trará uma alusão à luta contra o racismo. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, exaltou o trabalho da entidade no combate ao racismo. Ele também destacou o fato da federação ser a primeira do mundo a registrar uma medida de perda de pontos por atos racistas.
“Desde o primeiro dia do meu mandato, essa questão é prioritária. Fizemos um seminário para tratar do tema, criamos um grupo de trabalho com 60 pessoas que se reúnem periodicamente para avançar em discussões e propostas”, comentou o dirigente.
“Somos a única federação de futebol do mundo que criou um dispositivo que prevê a perda de pontos por causa de atos de racismo. Isso está no texto do Registro Geral de Competições da CBF”, concluiu.
Os atletas da Seleção Brasileira começaram a se apresentar no último domingo. Nesta segunda, Vini Jr. e mais dez jogadores se juntaram à delegação em Barcelona. O Brasil ainda faz seu primeiro treino nesta segunda, no CT Dani Jarque, que pertence ao Rayo Vallecano. Até o fim do dia, o técnico Ramon Menezes já deve contar com a maioria do elenco à disposição. Nesta Data Fifa, a equipe enfrenta Guiné no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília), em Barcelona. Depois, encara Senegal no dia 20, e, Lisboa, às 16h.
(Foto: Divulgação)