São Paulo tem dois terremotos de magnitude 4,7 e 4,9

Pelas redes sociais, moradores do interior e litoral do estado relataram sentir os abalos e receberam alertas nos celulares

 

Dois terremotos de magnitude 4,7 e 4,9 foram sentidos por moradores de regiões no litoral e interior de São Paulo na manhã desta sexta-feira (16). Segundo a Defesa Civil do Estado, apenas estes dois abalos sísmicos foram registrados, a princípio, na região de Miracatu. Segundo o alerta de terremotos do Google, pelo Android Earthquake Alerts System, o terremoto de magnitude 4,7 ocorreu por volta das 8h22.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o abalo foi de 4.0° na escala Hitcher e seu epicentro foi no município de Iguape. Este abalo pode ter sido sentido em um raio de até 100km do seu epicentro. Abalos entre 3,5° a 5,4° são sentidos, no entanto, não costumam gerar danos estruturais.

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se colocaram à disposição para chamados de emergência. O órgão orienta a população a monitorar sinais de alteração estrutural e entre em contato com o 193 ou com o telefone 199, da Defesa Civil.

 

Relatos

Pelas redes sociais, moradores de regiões atingidas relataram ter recebido alertas no celular sobre os tremores e com avisos de “evitar” a orla por risco de tsunami. Outros, contaram como foi a sensação do abalo. O portal g1 também trouxe o relato de moradores da Baixada Santista e em cidades do Vale do Ribeira. Eliana Diniz, por exemplo,  moradora de Peruíbe sentiu o tremor às 8h22 desta sexta-feira. “Moro no conjunto habitacional da CDHU. Eu estava no quarto, senti tudo tremer e veio alerta no meu celular e no dos meus filhos”, explica sobre um comunicado enviado pelo Google ao aparelho.

“Eu pensei que era alguém me sacudindo, olhei para o lado e não tinha ninguém. Pensei que era um dos meus filhos sacudindo a cama para eu levantar, mas não tinha ninguém, daí que veio aquele frio de medo”, ressalta Eliana.

Em Itanhaém, a escriturária Camila Watanabe Muniz, de 22 anos, estava trabalhando na prefeitura quando sentiu um leve tremor. “Senti minha mesa tremer e, até então, acreditei que fosse algum caminhão mais pesado passando na rua, então ignorei. Até que minha mãe entrou em contato comigo preocupada, perguntando se eu havia sentido o tremor, pois ela está em Iguape e sentiu um tremor mais forte”, conta.

 

Confira um vídeo das câmeras de segurança no momento dos tremores dos tremores em Miracatu:

 

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress