O governo da Rússia afirmou estar disposto a fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar a atenuar as tensões entre os Estados Unidos e o Irã, em relação ao programa nuclear de Teerã, à medida que Washington demanda uma solução do país do Oriente Médio ou a possibilidade de ataques aéreos.
Moscou fez várias propostas para atuar como intermediário entre as duas partes, especialmente após os anúncios de possíveis ações militares contra o Irã por parte do presidente norte-americano, Donald Trump, que causaram inquietação na área.
“O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos jornalistas que estamos em diálogo contínuo com nossos aliados iranianos, incluindo questões relacionadas ao acordo nuclear.“.
“Esse procedimento seguirá em andamento, inclusive em um futuro próximo. Naturalmente, a Rússia está disposta a empenhar todos os esforços necessários para ajudar a solucionar essa questão por meio de abordagens políticas e diplomáticas.”
No decorrer de seu primeiro mandato, Trump fez com que os Estados Unidos abandonassem um pacto firmado em 2015 entre o Irã e as principais potências globais, que estabeleceu restrições severas às polêmicas atividades nucleares de Teerã em troca de uma redução nas sanções.
O Irã afirma que sua intenção com a energia nuclear é de caráter pacífico e refuta a alegação de que está tentando obter armamentos nucleares.
Teerã recusou as demandas do presidente dos Estados Unidos para conversações diretas, e uma alta autoridade iraniana alertou no último fim de semana os países vizinhos que abrigam instalações militares americanas de que poderiam tornar-se alvos. (Foto: BBC)