A gigante chinesa do varejo, Shein, anuncia o início da produção de peças de vestuário no Brasil a partir de julho.
A fábrica estará localizada em Macaíba, no estado do Rio Grande do Norte.
A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (29) pela governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), durante uma reunião com o presidente da empresa para o Brasil e América Latina, Marcelo Claure, e o presidente da Coteminas, Josué Gomes.
A Coteminas será a responsável pela produção das peças de vestuário em sua fábrica em Macaíba, que será abastecida por outras oficinas de costura espalhadas pelo estado do Rio Grande do Norte. Inicialmente, serão produzidos produtos jeans, de brim e malhas de algodão.
Marcelo Claure, da Shein, afirma que o início da produção é parte de um compromisso assumido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e que a empresa pretende abrir cerca de 2 mil fábricas no Brasil, gerando aproximadamente 100 mil empregos. Serão investidos US$ 150 milhões no financiamento das fábricas e no treinamento de pessoal.
A produção nacional da Shein traz a expectativa de peças de roupa com preços competitivos em relação às importadas da China.
O Brasil possui recursos como matéria-prima, algodão, poliéster e jeans, que podem ser aproveitados nesse processo.
Além disso, a governadora Fátima Bezerra anuncia que o Rio Grande do Norte será incluído no regime de recuperação fiscal por meio de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, o estado terá acesso a um empréstimo de aproximadamente R$ 1,6 bilhão, que será destinado principalmente para investimentos na malha rodoviária, turismo e agricultura familiar.
Com a produção da Shein no Brasil e a inclusão do Rio Grande do Norte no programa de equilíbrio fiscal, espera-se impulsionar a economia do estado e gerar oportunidades de trabalho para a população local. (Foto: redes sociais)