Revalida: aprovados devem indicar universidades para revalidação

Os candidatos que foram aprovados no segundo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos emitidos por Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (Revalida) de 2024 precisarão, a partir desta segunda-feira (24), escolher a universidade onde desejam realizar a revalidação de seus diplomas.

A revalidação realizada pelas instituições de ensino colaboradoras requer a avaliação do diploma e do histórico acadêmico do médico graduado fora do país.

Conforme o documento da fase dois do Revalida 2024/2, a lista das instituições de ensino colaboradoras pode ser consultada no Sistema Revalida para o encaminhamento apropriado dos procedimentos de revalidação.

Depois de selecionar a instituição de ensino superior, será preciso apresentar a documentação solicitada pela universidade parceira responsável pela revalidação, que pode requisitar também documentos pessoais, além do diploma de graduação original, que é obrigatório.

 

Disponível para consulta

O resultado final do Revalida 2024-2 está disponível para consulta desde sexta-feira (21). Basta acessar a página do participante no Sistema Revalida. O acesso aos resultados individuais é feito com Cadastro de Pessoas Física (CPF) e senha do portal Gov.br.

Além das notas finais, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os pareceres em relação aos recursos sobre os resultados provisórios, além dos modelos de correção da prova de habilidades clínicas, fase durante a qual os candidatos executam tarefas específicas.

A lista definitiva dos candidatos aprovados no exame Revalida 2024-2 foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).

Médicos graduados

O Revalida é um exame destinado a médicos graduados fora do Brasil que desejam atuar na área de saúde no país. Sua finalidade é assegurar que a qualidade do atendimento médico no Brasil seja mantida, tanto por profissionais estrangeiros quanto por brasileiros formados no exterior.

Desde 2011, a prova que permite aos aprovados obter a validação de seu diploma no Brasil é realizada pelo Inep, sendo que a revalidação fica a cargo das universidades públicas que apoiaram a iniciativa.

Todos os anos, as avaliações são estruturadas em duas fases (teórica e prática), que exploram de maneira interdisciplinar as cinco principais especialidades da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, além da medicina de família e comunidade (saúde coletiva).

A avaliação teórica consiste em 100 perguntas de múltipla escolha, junto com questões dissertativas. O candidato poderá prosseguir para a próxima fase, que é a prova prática, caso seja aprovado na avaliação teórica.

A etapa final analisa as competências clínicas em ambientes de atuação profissional, incluindo cuidados primários, ambulatórios, internações hospitalares, atendimentos de emergência, além da medicina comunitária, seguindo as diretrizes curriculares nacionais do curso de medicina, bem como as regulamentações e legislações pertinentes à profissão.

Para mais informações sobre o Revalida, o Inep tem o site(Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress