No dia 13 de novembro, os alunos do Brasil que desejam entrar na educação superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) receberão, enfim, os resultados das avaliações, que aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro do ano anterior.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciarão as notas a partir das 10h (horário de Brasília). Logo após, uma coletiva de imprensa fornecerá mais informações sobre os principais resultados do Enem.
Atentos ao Sisu
As pontuações poderão ser utilizadas para acesso à educação superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições terão início em 17 de janeiro e devem ser realizadas unicamente online, no site do Sisu, até as 23h59 do dia 21 de janeiro.
Conforme o documento oficial liberado pelo Ministério da Educação, a seleção consistirá em apenas uma fase. Os interessados poderão se candidatar a até duas alternativas de vagas. A lista de aprovados na chamada regular será revelada no dia 26 de janeiro.
Podem se inscrever na seleção os alunos que concluiram o ensino médio, realizaram o Enem de 2024 e não obteve nota zero na redação.
Fonte de financiamento
A pontuação do Enem é relevante para os postulantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que contará com 112 mil novas oportunidades em 2025. Destes, 67 mil estarão disponíveis no primeiro semestre e 45 mil no segundo.
O programa disponibiliza apoio financeiro para alunos que desejam cursar a graduação em faculdades privadas de ensino superior.
Fundos
Os candidatos do Enem poderão utilizar suas notas no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece a oportunidade de conquistar uma bolsa de estudo integral ou parcial (50%) em faculdades particulares.
Para se candidatar, o aluno deve alcançar uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e não pode obter nota zero na redação. (Fundo: Rede Brasil)