Renato Gaúcho é o novo treinador do Fluminense

O Fluminense tornou público, nesta quinta-feira (3), a contratação de Renato Gaúcho como seu novo técnico.

Renato estava sem trabalho desde dezembro de 2024, após ser dispensado do Grêmio.

Renato assumirá o cargo de treinador pela quinta vez. Sua trajetória à frente da equipe inclui os anos de 2002 a 2003, 2007 a 2008, 2009 e 2014. Em 2008, ele conquistou a Copa do Brasil e, no ano seguinte, chegou à final da Libertadores, onde ficou com o vice-campeonato.

De 1995 a 1997, Renato atuou nas Laranjeiras e ficou marcado na história do futebol ao marcar um gol inusitado com a barriga no Maracanã, enfrentando o Flamengo pelo Campeonato Carioca, que coincidia com o ano em que o clube Rubro-negro, do Romário, celebrava seu centenário.

O treinador enfrentará a tarefa de liderar o Tricolor das Laranjeiras nas competições do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e no Mundial de Clubes da FIFA em 2025.

No domingo, a estreia.

O próximo obstáculo do Fluminense é a provável apresentação de Renato diante do Red Bull Bragantino no domingo (6), no Maracanã, às 16h.

Na terça-feira passada (1), a equipe foi liderada por Marcão, auxiliar fixo, na conquista de 1 a 0 sobre o Once Caldas, pela Copa Sul-Americana.

O Fluminense buscou a contratação de Gabriel Milito, que já atuou pelo Atlético Mineiro. No entanto, o argentino recusou a oferta, optando por não se mudar para o Brasil e por se manter perto de sua família.

Após a recusa, o Fluminense intensificou os esforços para concretizar a contratação de Renato. A equipe e o agente do jogador se reuniram em duas ocasiões, definiram os valores salariais e formalizaram o acerto.

Em dezembro de 2024, o treinador foi desligado do Grêmio. Sua estadia no clube foi de dois anos e três meses, durante os quais participou de 141 partidas, obtendo 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas, resultando em um percentual de aproveitamento de 57%. Sob seu comando, o Tricolor Gaúcho conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e ficou com o vice-campeonato no Brasileiro de 2023. 

O ex-treinador Mano Menezes assumiu o Fluminense em julho de 2024, comandando a equipe em 46 partidas, nas quais obteve 21 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Sua saída ocorreu no último domingo (30), após a equipe perder para o Fortaleza na estreia do Campeonato Brasileiro. (Foto: Divulgação/ Fluminense)

Relacionados

plugins premium WordPress