As forças rebeldes na Síria declararam Damasco “livre”, alegando que Bashar al-Assad fugiu da capital, de acordo com uma declaração publicada neste domingo (8).
“Declaramos a cidade de Damasco livre do tirano Bashar al-Assad”, escreveu o Comando de Operações Militares em uma publicação no Telegram.
“Para os deslocados em todo o mundo, uma Síria livre os aguarda”, acrescentou a declaração.
Os rebeldes alegaram anteriormente ter entrado na capital e assumido o controle da notória Prisão Militar de Saydnaya ao norte de Damasco.
Fuga de avião
O presidente sírio, Bashar al-Assad, teria embarcado em um avião, deixando a capital Damasco neste domingo (8), em meio ao avanço de rebeldes no território do país. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters, baseada em dois altos oficiais do exército sírio.
Destino de Assad é desconhecido, ainda segundo a Reuters. Até o momento, o governo sírio não se manifestou sobre o presidente ter deixado o país.
No sábado (7), a presidência negou que Assad teria abandonado Damasco. Autoridades iranianas —que apoiam o presidente sírio— também reforçaram que o aliado e os familiares não fugiram da capital ou do país. Assad “está dando continuidade ao seu trabalho e deveres nacionais e constitucionais na capital”, acrescentou a presidência no sábado. (Foto: Reuters)