Quase 6 mil pessoas vivem neste povoado italiano que tem forma de gente

Com casinhas antigas, praças acolhedoras e românticas igrejas, Centuripe poderia ser uma cidade como qualquer outra da Itália. Esse pequeno centro urbano da região da Sicília, porém, possui uma característica única que tem surpreendido gente do mundo inteiro.

Quando vista do alto, Centuripe exibe a forma de uma pessoa. Isso mesmo: em fotografias tiradas de helicópteros e vídeos feitos por drones, o lugar lembra um ser humano deitado de maneira confortável sobre uma relva.

Espremidas em um acidentado terreno cheio de colinas verdejantes, as edificações e ruas da cidade compõem espaços que, quando vistos do céu, parecem duas pernas e dois braços, conectados a um núcleo urbano central que se assemelha a um tronco humano — que, por sua vez, é coroado por um conjunto de casas que lembra uma cabeça.

A imagem é tão fascinante que, nos últimos meses, tem sido compartilhada por milhares de pessoas nas redes sociais. E há muita gente achando que tudo é montagem (mas não é).

E isso, logicamente, tem potencial para levar visitantes para Centuripe, um local (pelo menos até agora) fora da rota do turismo de massa na Sicília. Atrativos locais Além de seu formato único, Centuripe tem uma boa variedade de atrativos para encantar os viajantes.

Com quase 6 mil habitantes, a cidade é, vale lembrar, também fotogênica quando vista do chão.

Bonita também do chão e cheia de história: a cidade pré-romana data do século 5 antes de Cristo.

Suas antigas casas coloridas se amontoam em íngremes vielas e dividem espaço com igrejinhas que seriam perfeitas para figurar em um quadro. No horizonte, a vista de outro gigante, bem menos adormecido que o ‘humano deitado’ de Centuripe: o vulcão Etna, que vez ou outra avisa com fumaça e fogo que está ativo.

Entre as atrações que existem dentro e nos arredores de Centuripe, merece destaque o Castello di Corradino.

Apesar do nome, o monumento não é um castelo, mas um mausoléu construído na época do Império Romano — e que vale uma visita, pois o local proporciona uma vista panorâmica incrível para essa região da Sicília.

A outra imagem impressionante de Centuripe está no horizonte: o vulcão ativo Etna

Já o Museo Archeologico Regionale exibe relíquias da época do Império Romano (como bustos e vasos) encontradas nessa parte do território siciliano.

E mais atrativos da era imperial marcam a região, como as ruínas de uma ponte e de um antigo complexo de termas.

A Chiesa dell’Immacolata Concezione, por sua vez, é um dos mais lindos monumentos religiosos de Centuripe: a igreja tem um vistoso estilo barroco.

Além disso, uma das melhores épocas para visitar a cidade é na época do Natal: nesse período do final do ano, suas ruas ganham muita beleza por causa de diversos presépios que são montados como verdadeiras obras de arte, esbanjando realismo.

E não é difícil chegar a este centro urbano com forma de gente: Centuripe fica a aproximadamente 50 quilômetros de Catânia, uma das principais (e mais turísticas) cidades da Sicília. (Fotos:  Getty Images)

 

Com informação do repórter Marcel Vincenti, da revista Nossa Viagem

Relacionados

plugins premium WordPress