Números da pesquisa Quaest refletem uma tendência de crescimento na aceitação do governo do presidente Lula
Pesquisa realizada pela Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, revelou nesta quinta-feira (11) o cenário político em relação à aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comparação com o seu desempenho nas urnas no segundo turno em 2022. O levantamento ouviu eleitores a partir dos 16 anos de idade entre 4 e 7 de abril nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
De acordo com a Quaest, o presidente tem melhor aprovação entre os paulistas e mineiros. Dos 1.506 mineiros entrevistados pela Quaest, 52% aprovam e 47% desaprovam o governo petista. Em São Paulo, dos 1.656 entrevistados, 50% aprovam e 48% desaprovam. Nesses dois estados, a margem de erro é de 2.4 pontos percentuais.
O cenário é parecido no Paraná e em Goiás, onde a margem de erro é de 2.9 pontos para mais ou para menos. Dos 1.121 paranaenses, 44% aprovam e 54% desaprovam. Em Goiás, dos 1.127 entrevistados, 49% aprovam e 50% desaprovam.
Outro dado, extremamente favorável para o governo, revela que a aprovação do presidente Lula já ultrapassa sua votação no segundo turno das eleições presidenciais. Em São Paulo, onde Lula obteve 44,76% dos votos, contra 55,24% para Jair Bolsonaro, a aprovação atual do presidente é de 50%. Em Minas Gerais, a aprovação de Lula atinge 52%, superando os 50,2% dos votos que recebeu no estado durante o segundo turno, em uma disputa acirrada onde superou Bolsonaro por uma margem estreita.
No Paraná e em Goiás, apesar de Lula ter sido menos votado, com 37,6% e 41,29% dos votos respectivamente, a pesquisa mostra uma realidade distinta em termos de aprovação. Embora tenha enfrentado uma avaliação negativa por parte de 41% dos entrevistados no Paraná e 40% em Goiás, esses números ainda refletem uma melhoria em relação ao seu desempenho eleitoral nesses estados, destacando uma tendência de crescimento na aceitação de sua gestão.
A pesquisa também trouxe dados sobre a avaliação dos governadores dos quatro estados. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é o mais bem avaliado, com 86% de aprovação e apenas 12% de desaprovação. Na sequência, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (Novo), aparece com 79% de aprovação e 17% de desaprovação.
Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aparecem com uma aprovação de 62%, a pior entre os quatro estados. O primeiro, no entanto, é desaprovado por 29%, e o segundo, por 31%.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)