PSol entrará com ação no MPF contra deputados que invadiram casas de assentados

Conforme a bancada do partido denunciou durante sessão da CPI do MST, os deputados entraram sem autorização nas casas de militantes

 

A bancada do PSol irá recorrer ao Ministério Público Federal (MPF) contra os deputados Ricardo Salles (PL-SP) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), respectivamente relator e presidente da CPI do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O motivo é uma diligência realizada no Pontal do Paranapanema, nas casas de militantes da Frente Nacional de Luta (FNL), em São Paulo. A representação está sendo elaborada pela bancada.

De acordo com os deputados da sigla, será alegado abuso de autoridade, invasão de domicílio e advocacia administrativa. Conforme a bancada do PSol denunciou durante a sessão do colegiado na terça-feira (13), os deputados entraram sem autorização nas casas de militantes. Em uma das gravações divulgadas pela bancada, é possível ver o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) tentando impedir a ação. A visita ocorreu no último dia 29 de maio.

No dia seguinte às visitas do colegiado, a deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP) afirmou que a propriedade não pertencia à mulher que acompanhou as diligências, Maria Nanci. Sâmia salientou que a mulher solicitou a reintegração de posse da propriedade ocupada pelo FNL, porém teve o pedido negado. A suposta proprietária não teria comprovação do pagamento do referido lote.

“A gente foi atrás dessas terras que ela reivindica. A senhora Nanci não é dona da terra, não pagou pela terra que ela diz que é posseira, tem uma decisão judicial negando que essa terra seja dela, há dois pedidos de reintegração de posse que foram negados pelo Supremo Tribunal Federal, justamente, porque ela não conseguiu apresentar documentação de que a terra é dela e, aí, armou essa encenação, junto com os seus amigos deputados, com os quais, um deles, ela fez bastante campanha durante o processo eleitoral, para ir lá assediar os acampados para dizer que a terra é dela”, disse.

 

(Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress