Um grupo de educadores e estudantes foi reconhecido pelo prêmio “Educador Transformador”, promovido pelo Instituto Significare, em parceria com o Sebrae.
O prêmio busca identificar e incentivar iniciativas desenvolvidas nas salas de aula que tenham o potencial de resolver problemas reais e transformar o mundo.
Um dos projetos finalistas foi realizado por Alcioline Paz, juntamente a outros dois professores, em uma escola de São Luís.
Durante um semestre, em 2021, os educadores proporcionaram às crianças de 3 a 5 anos a oportunidade de conhecer destinos ao redor do mundo, incluindo o espaço, através de uma dinâmica na qual os alunos levaram malinhas de viagem para a sala de aula.
Mesmo durante a pandemia, em que as viagens físicas estiveram sob restrições, as crianças puderam explorar diferentes lugares por meio da imaginação e do uso da tecnologia.
“Viajar, para as crianças nessa idade de cinco anos, a abstração ainda é muito difícil. Tem criança que já faz, mas não é o esperado nessa idade. Então, abstrair e imaginar um lugar, sem ter ido – porque eles eram muito pequenos, ou foram, mas não se recordam – é difícil. Então, a gente contou com o uso da realidade aumentada para facilitar essa viagem”, explicou Alcioline Paz, ao destacar a natureza do projeto.
Outro projeto reconhecido envolveu meses de estudo em um laboratório, resultando no desenvolvimento de um protótipo de prato e copo descartáveis feitos com a fibra do caroço de açaí.
Projetos criativos
Esta iniciativa, desenvolvida por alunos de uma unidade escolar pública, demonstrou uma alternativa sustentável para o presente e o futuro, aproveitando um recurso que normalmente seria descartado.
“Na nossa região, principalmente, [o açaí] é um produto muito abundante, e os nossos estudantes aprenderam uma forma de reutilizar. E, além de envolver algumas habilidades, como o trabalho em equipe e protagonismo, também gerou empreendedorismo, pesquisa científica e investigação. Algo que trouxe benefícios incomensuráveis para todos nós”, disse a professora Sandra Eloi, ao comentar a idealização do projeto em colaboração com os alunos.
Já o terceiro projeto finalista, liderado pelo professor Lute Rafael, teve como objetivo combater a pobreza. Reunindo alunos, na cidade de Tutoia, eles construíram um forno solar utilizando materiais alternativos, proporcionando uma solução eficiente e acessível para a comunidade.
Os profissionais e alunos indicados receberam homenagens em uma cerimônia realizada em São Paulo, a partir do reconhecimento pelo impacto positivo dos projetos socioeducacionais desenvolvidos.
Na imagem, o projeto desenvolvido por Alcioline Paz, juntamente a outros dois professores, incluía simulações de viagens, por meio da tecnologia. (Foto: Reprodução/TV Mirante)