O primeiro avião trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil nesta sexta-feira (24), no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
A viagem aérea representa o segundo transporte de pessoas deportadas dos Estados Unidos neste ano. O primeiro ocorreu em 10 de janeiro, antes da posse de Donald Trump como presidente, segundo informações da CNN.
A equipe volta ao Brasil em meio à divulgação de novas diretrizes estabelecidas pelo presidente dos Estados Unidos, que tornaram mais rigorosas as normas para a entrada e permanência de imigrantes na nação.
Expandir as restrições à imigração era uma das promessas feitas por Trump durante sua campanha, sendo empossado oficialmente na segunda-feira (20). Dentre os primeiros decretos assinados pelo republicano, destaca-se a desistência de programas destinados à entrada legal de imigrantes, estabelecidos durante o governo de Joe Biden.
Nesta sexta-feira, Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca, divulgou fotos de imigrantes aguardando em fila, algemados, prestes a embarcar em uma aeronave militar. Em sua postagem no X (anteriormente conhecido como Twitter), ela anunciou o início dos voos de deportação, mas não especificou as nacionalidades dos indivíduos deportados.
Trump havia decidido, nesta semana, acabar com o direito à cidadania americana para aqueles nascidos em território dos Estados Unidos. O juiz federal John Coughenour avaliou que essa ação era inconstitucional e ordenou a suspensão temporária da decisão.
Na quarta-feira (22), Trump também emitiu uma ordem executiva para interromper a entrada de imigrantes ilegais na fronteira sul dos Estados Unidos com o México. (Foto: Reprodução)