Prefeitura investe  R$ 14 milhões na drenagem e pavimentação de ruas de Belém

Belém  (PA) – Após 24 anos, a rua Augusto Corrêa, no bairro do Guamá, volta a receber obras de drenagem e pavimentação. A rua faz parte de um conjunto de 17 vias que a partir de um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões de reais em obras e serviços, vão dar dignidade aos moradores do bairro. Na manhã desta segunda-feira, 29, o prefeito Edmilson Rodrigues visitou o canteiro de obras da Augusto Correa e conversou com os moradores sobre as expectativas para o resultado do trabalho, entre eles o presidente da Associação de Moradores da Augusto Corrêa, André Luís Campos.

“Há mais de 24 anos que o prefeito Edmilson Rodrigues fez essa obra e agora ela será refeita porque a drenagem não dá mais conta e toda a rua sofre com os alagamentos. Agora a expectativa é voltar a ter uma rua bonita e viver sem o risco de perder tudo”, se alegra o morador.

 

Plano de investimento

As obras fazem parte de um plano de investimento geral no bairro do Guamá, ao todo são 17 vias que devem passar por intervenção, uma delas é a Napoleão Laureano, onde a obra já está quase finalizada.

“Todas essas ruas são próximas e compõem o bairro. São ruas críticas, com problemas crônicos e hoje a gente está executando essas intervenções para resolver esses problemas. A rede hoje existente aqui não suporta mais o volume de água e não consegue dar vazão a água da chuva, então por isso estamos executando um novo sistema dimensionado exatamente para solucionar esse problema”, explica o engenheiro do departamento de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Gleidson Barbosa.

 

Drenagem

A obra vai dobrar a capacidade de vazão da água da chuva, até porque o número de moradores na via também dobrou nestes últimos 24 anos. O aumento do número de construções aumentou a demanda do sistema de drenagem antigo.

“A equipe de engenharia decidiu fazer dois tubos. É uma drenagem dupla, cada tubo com mil milímetros. É praticamente o dobro da vazão. Decidimos fazer isso porque não podemos fazer uma obra irresponsável. Nós queremos fazer uma obra que mesmo com chuvas e maré alta, os moradores não sofram com alagamentos e prejuízos. Nós vamos fazer uma obra de qualidade com drenagem profunda e pavimentação de qualidade”, reforça o prefeito Edmilson Rodrigues.

 

Periferia

A  secretária-executiva do Fórum de Mudanças Climáticas, Marinor Brito, visitou as obras junto com a comitiva do prefeito, numa das áreas das 17 vias que serão pavimentadas e receberão obras de drenagem. Na rua Augusto Corrêa, a comitiva se reuniu com a Associação de Moradores para fiscalizarem a execução da obra importante, que segundo Marinor, está sendo possível ser realizada, a partir do carinho e do respeito que o governo do presidente Lula, em conexão com o prefeito Edmilson Rodrigues, tem pela cidade de Belém, sobretudo pelo povo da periferia da cidade, que sofre com os alagamentos, abandono de muitos anos de descaso com a cidade.

Segundo Marinor, agora é hora de dar uma grande virada, não apenas os recursos começam a chegar, após dois anos de pandemia e dois anos que o governo ficou sem receber um único recurso para investimento na cidade, mas a vida mais digna está se fortalecendo a cada dia, a cada obra, a cada movimentação que faz a Prefeitura de Belém nesse importante processo de reordenamento de cuidado com o povo da cidade.   (Texto:  Márcia Lima / Foto: Comus)

Relacionados

plugins premium WordPress