Prefeitura de Belém realizou limpeza urbana excepcionalmente neste domingo

Belém – Neste domingo, 21, excepcionalmente, a Prefeitura de Belém realizou a coleta do lixo domiciliar e de entulhos em diversas áreas da cidade, entre elas, Pratinha, Marambaia, Tapanã, Parque Verde, Bengui e também ao longo de toda a avenida Augusto Montenegro, que corta outros e residenciais da cidade.

A ação faz parte da operação de intensificação de limpeza da cidade ocorrida neste final de semana, sábado, 20, e domingo, 21. Em geral, não há coleta de resíduos sólidos na capital paraense aos domingos, mas, em caráter especial, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), e a empresa Ciclus Amazônia realizam a operação até à noite, com o objetivo de reduzir os pontos de descarte irregular de lixo mapeados pela administração municipal em diversos bairros e distritos de Belém.

A avenida Padre Bruno Sechi, que corta três bairros de Belém: Bengui, Tapanã e Parque Verde, foi alvo da operação de limpeza neste domingo. Ao longo dos nove quilômetros de extensão da via foram identificados vários pontos de descarte irregular de lixo, um dos motivos que levou equipes da Ciclus Amazônia concentrarem serviço de coleta na área.

O autônomo Juraci da Silva, que mora no Parque Verde há dez anos, estava entre os moradores de Belém que fez questão de acompanhar o andamento do serviço. “Para mim, ver esse trabalho sendo retomado é motivo de alegria. Acredito que daqui para frente, esse acúmulo de lixo não vai mais existir, mas é claro se houver também a parceria dos moradores com a Prefeitura, respeitando os dias e horários da coleta de lixo”.

A operação de intensificação do serviço de limpeza de Belém neste final de semana ocorreu desde as primeiras horas de sábado, 20, e percorreu ao longo da noite, percorrendo vários bairros da cidade, como Pedreira, Telégrafo e Pratinha. O resultado da limpeza dessa etapa já agradou a população.

“Com a limpeza das vias feita neste sábado, agora a gente pode andar aqui tranquilamente e certo que a coleta está sendo feita. Só faço um pedido: que a população tenha consciência e procure manter o local aqui limpo, como está agora”, ressalta o autônomo Alexandre Baia, morador do bairro do Telégrafo, próximo da rodovia Arthur Bernardes com a passagem Santa Rita, local observado como ponto crítico de descarte de lixo.

Para intensificar a limpeza na cidade neste final de semana, a Prefeitura de Belém e a empresa Ciclus Amazônia disponibilizaram um efetivo de mais de 500 agentes de limpeza urbana e mais de cem máquinas, entre caçambas, caminhões compactadores e retroescavadeiras, para efetuar a coleta de lixo doméstico e entulhos.  (Texto: Fabricio Lopes ; Foto Comus)

Relacionados

plugins premium WordPress