Belém – A comunidade do bairro de Satélite comemorou a entrega, pela Prefeitura de Belém, da Unidade Municipal de Saúde (UMS) totalmente revitalizada. O espaço de saúde ainda foi certificado como Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI/Unicef), um reconhecimento ao trabalho promovido na unidade pela promoção da saúde das crianças, contribuindo no cuidado e proteção à primeira infância.
A cerimônia de reinauguração, realizada nesta segunda-feira, 18, contou com apresentação do Grupo de Vivência da Pessoa Idosa e do Semeando Copoeira, das crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Satélite, localizada ao lado da Unidade de Saúde e que também foi recentemente reformada pela Prefeitura de Belém.
“A Unidade de Saúde aqui do Satélite ficou ótima e está cada vez melhor. Antes não tinha reforma, mas agora melhorou muito. Sempre trago as minhas netas. Ficou muito bom”, contou a aposentada e moradora da área, Laucilea Frota, 62 anos.
Reforma
Há muitos anos, os profissionais da saúde e pacientes aguardavam a reforma do espaço, que passou por uma revitalização estrutural. Foram reformados o forro, telhado e instalação elétrica. Também foram feitas pintura geral, reestruturação na fachada da unidade, jardinagem, sinalização e novo mobiliário.
A partir da reforma, a população pode contar com sala de doenças transmissíveis, consultório odontológico, sala de vacina, três salas de consultório médico, duas salas de enfermagem, auditório, almoxafirado, sala de exame de malária, sala para preventivo, copa e sala de serviço social.
“O serviço aqui é prestado com muita competência e com muito amor. Porque cuidar das pessoas é fundamental. O resultado disso é que os sevidores também se sentem reconhecidos. Esta unidade tem recebido vários prêmios, o último agora do Unicef, órgão da ONU para os direitos da criança e adolecentes, que reconheceu a Unidade Básica de Saúde do Satélite como uma grande referência no cuidado geral da população, mas, em especial, no cuidado das crianças de 0 a 6 anos”, informou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
O prefeito ainda destacou que a Unidade de Saúde será uma das beneficiadas da estratégia profunda, em cooperação com o governo Lula, que vai atender 100% da demanda de atenção primária do Brasil, a Ação Primária em Saúde (APS) do Futuro. E informou ainda que a Unidade ganhará mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF).
Unidade Amiga da Primeira Infância
A iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma das estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância com o obejtivo de apoiar as politicas públicas de saúde, educação e de proteção de crianças e adolescentes.
A Unidade de Saúde do Satélite foi certificada após passar pelo processo de implementação. Entre os critérios está o atendimento da criança desde o ventre materno, incluindo também atendimento odontológico para a mãe.
“Nós temos vários indicadores, os quai a Unidade precisava cumprir. Vários profissionais foram qualificados e a unidade conseguiu alcançar os indicadores avaliados para certificação. Estamos muito felizes de dizer que Unidade de Saúde do Satélite é certificada como Unidade Amiga da Primeira Infância”, declarou a oficial em Saúde do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Lídia Pantoja.
Benefícios da nova reforma
Para a vendedora Nádia Oliveira, 27 anos, que mora no bairro do Tapanã, a reforma trouxe diversos benefícios. Nádia é mãe do Pedro, de cinco meses. Na tarde de reinauguração, ela levou o pequeno para se imunizar contra a meningite. “Antes só tinham algumas salas funcionando e alguns ventiladores. Agora, tá bem melhor. Eu até tomei um susto, porque está bem mais bonito”, disse Nádia.
Em 2021, a UMS Satélite realizou cerca de 52 mil atendimentos. Em 2022, esse número foi de 68.671. Nos primeiros quatro meses de 2023, foram feitos 35 mil atendimentos.
Na foto, prefeito Edmilson Rodrigues inaugura unidade de saúde. (Texto: Joyce Assunção/ Fotos: Comus PMB)