Prefeitura de Belém e Fonplata assinam contrato de financiamento para as obras do Mata Fome

Belém –  A Prefeitura de Belém assinou nesta terça-feira, 19, em Brasília, o contrato de financiamento de mais de 60 milhões de dólares, cerca de 300 milhões de reais, com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O contrato é destinado às obras na Bacia do Mata Fome, uma das obras prioritárias para Belém sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30).

O investimento é para o projeto de infraestrutura urbana da Bacia Hidrográfica do Mata Fome, que abrange os bairros do Tapanã, Pratinha, Parque Verde e São Clemente. O objetivo é fazer uma grande intervenção em toda a sua extensão e acabar com os alagamentos nas áreas de moradia, que também serão impactadas pela obra com a construção de píer, pórticos, locais para navegabilidade, praças, áreas de lazer, estacionamentos e ciclovias.

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, comemora a assinatura do contrato, sobretudo, porque será uma obra que vai sanear uma grande área da capital paraense. “A assinatura do contrato com o Fonplata, para financiar essa grande obra de urbanização da Bacia do Mata Fome,  é muito importante para todos que vivem em Belém, porque vai beneficiar mais de cem mil moradores da cidade. Além dos bairros que serão atingidos diretamente pela obra – Tapanã, Pratinha, Parque Verde – os bairros do seu entorno também serão beneficiados”, ressalta o prefeito.

Há mais de um ano a Prefeitura de Belém vem trabalhando para conseguir esse financiamento, focada em estudos da área a ser urbanizada, elaboração de projetos de urbanização com sustentabilidade e que respeite as características naturais da cidade.

“O projeto apresentado pelos técnicos é muito bonito. É o urbanismo respeitando as peculiaridades da região, construindo parques, praças, ciclovias e entrada para a Baia do Guajará. É uma grande conquista esse projeto amazônico, porque busca fazer uso dos rios e preservar a natureza”, observa o prefeito Edmilson Rodrigues.

As obras do Programa da Bacia do Mata Fome estão avaliadas em US$ 75 milhões de dólares, com 60 milhões deles financiados pelo Fonplata e 15 milhões como contrapartida da Prefeitura de Belém. Este é o primeiro projeto que o Fonplata investe na Amazônia, segundo o Coordenador País do Fundo no Brasil, Oscar Carvallo.

“É o primeiro projeto na Amazônia que o Fonplata financia, por ser uma região que chama a atenção de todo o mundo e hoje ser global. Com esse contrato, sabemos que será dado início a várias obras em áreas complexas da cidade, que precisam de uma atenção importante. A partir desses recursos que está sendo disponibilizado, será possível mudar a vida da cidade”, garante Oscar Carvallo.

O secretário municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep), Cláudio Puty, informa que com a assinatura do contrato será possível iniciar intervenções na área. “A novidade é que os termos do acordo com o banco já possibilita darmos início às licitações. Obviamente, vamos discutir o projeto com a comunidade, mas já vamos começar a intervir na área estruturando drenagem e pavimentação”, completa o titular da Segep. (Texto: Márcia Lima/ Foto:AgênciaBelém)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress