O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi novamente admitido no Hospital Mater Dei, localizado na área Centro-Sul da cidade, nesta sexta-feira (3), devido a um quadro de insuficiência respiratória aguda. Esta marca a quarta internação dele desde o final de novembro de 2024.
De acordo com o relatório médico, Fuad foi internado hoje à tarde na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está recebendo suporte respiratório e sendo submetido a exames para analisar seu estado de saúde.
Na quarta-feira passada (1º), o prefeito assumiu seu cargo de maneira virtual, em função de uma orientação médica para evitar aglomerações, devido ao risco de contaminação em razão de sua imunidade reduzida. Ele enfrentou dificuldades ao se expressar durante sua fala.
Em 18 de dezembro, Fuad não esteve presente na cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em 2024. Durante uma entrevista aos meios de comunicação, o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) anunciou que ele estava em casa em fase de recuperação e que havia enviado uma correspondência expressando sua tristeza pela falta.
Hospitalizações
Fuad recebeu alta do Hospital Mater Dei no dia 22 de dezembro. Ele estava internado desde o dia 20 devido a um sangramento no intestino.
No começo do mês anterior, o prefeito foi internado e recebeu tratamento com antibióticos intravenosos para lidar com um episódio de pneumonia e sinusite. Noman também realizou um exame oncológico que indicou a completa remissão de um linfoma não Hodgkin (LNH).
No dia 15 de dezembro, Fuad foi liberado do hospital. Os profissionais de saúde informaram que ele continuaria com a fisioterapia motora e respiratória em sua residência, mas já poderia retornar ao trabalho normalmente no dia seguinte.
No mês de novembro, o prefeito havia sido internado devido a desconfortos nas pernas causados pelo tratamento do câncer.
Câncer
Em julho deste ano, Fuad revelou que, após realizar exames de rotina, recebeu o diagnóstico de um pequeno linfoma não Hodgkin (LNH). Ele se submeteu a uma operação e, logo em seguida, começou o tratamento para enfrentar a enfermidade.
O LNH é um tipo de neoplasia que se origina nas células do sistema linfático e se propaga de forma aleatória.
O sistema linfático integra o sistema imunológico, desempenhando um papel fundamental na defesa do organismo contra enfermidades. Devido à presença de tecido linfático em diversas partes do corpo, o linfoma pode ter seu início em qualquer região, o que torna o diagnóstico mais complicado.
Em outubro, durante as eleições, o prefeito anunciou que tinha finalizado o tratamento. ( Foto: Alexandre de Jesus/Ato Press/Estadão Conteúdo)