Posse de Dilma Roussef na presidência do banco dos Brics será dia 29, com Lula na China

Com  a aprovação unânime de seu nome para a presidência do banco  dos Brics, Dilma Roussef assumira o cargo dia 29 de março, em Xangai, aproveitando a presença do presidente Lula à China.

A indicação da ex-presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo foi feita pelo presidente Lula, e aceita por unanimidade pelos representantes dos 9 países (Além do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, e Bangladesh, Emirados Árabes, Egito e Uruguai),  que a elegeram nesta sexta-feira (24).

O banco dos Brics,  agora com nova denominação – Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – foi criado como uma alternativa a instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e para representar os interesses econômicos dos países.

A fundação do  NDB ocorreu em 2014, durante uma reunião da cúpula dos BRICS no Brasil, em Fortaleza, sob o governo da própria ex-presidente Dilma Rousseff.

Atualmente, o Novo Banco de Desenvolvimento administra uma carteira de investimentos que superam os US$ 30 bilhões de dólares.

Dilma foi sabatinada, ao longo de todo o mês, pelo conselho de governadores do banco e representantes dos países membros o BRICS.

Agora, ela presidirá o banco responsável por aumentar a fonte de empréstimos e rendimentos, que impactam nos acordos comerciais destes países. (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress