Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (4), tem por intuito prender indivíduos que não cumpriram com o prazo do recadastramento de armas de fogo, finalizado nesta quarta (3).
Nesse mesmo grupo de investigados, a instituição também projeta prender pessoas que possuem mandados de prisão em aberto por crimes violentos.
“Hoje a Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão contra CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) que não preenchem requisitos legais de idoneidade para ter armas de fogo. Estas também estão sendo apreendidas. Será uma linha permanente de trabalho da PF”, indicou o ministro da Justiça Flávio Dino em uma rede social.
Segundo a PF, pessoas com esse tipo de mandado de prisão sequer poderiam ter acesso às armas de fogo – e para piorar, agora também não têm posse legal dessas armas.
Cerca de 942.001 armas haviam sido registradas, até às 18h30 desta quarta. A princípio, o número superou o total de armas registradas anteriormente no Sigma, sistema mantido pelo Exército (933.233).
Apesar disso, o balanço definitivo pode ser divulgado pelo ministério ainda nesta quinta. (Foto: Ilustrativa/Divulgação/Polícia Federal)