O piloto Igor Alves, de 28 anos, que esteve desaparecido por cinco dias, foi localizado com vida por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, no sábado à tarde (5). Alves estava pilotando um monomotor Cessna 182 Skylane em um voo solo quando sua aeronave deixou de ser rastreada na última segunda-feira (31).
A Força Aérea Brasileira (FAB) identificou os fragmentos da aeronave na mata ao longo da semana e efetuou buscas aéreas utilizando os aviões SC-105 Amazonas e H-60L Black Hawk, que são adequados para operações em regiões de difícil acesso.
Entretanto, devido à ausência do piloto nas redondezas, as operações de busca por meios aéreos foram interrompidas de forma temporária na última sexta-feira (04).
No dia 5 de sábado, informações sobre a localização do piloto se intensificaram com a divulgação de um vídeo em plataformas sociais. Nele, um indivíduo que se apresenta como garimpeiro diz: “O jovem está bem, está vivo”. Nas gravações, Igor Alves é visto acenando e dizendo: “ei, obrigado, pessoal”.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a notificação de que o piloto estava vivo e retornando para casa eliminou a necessidade de ativar a equipe de resgate, que se preparava para iniciar as buscas em terra.
As razões para o acidente que levou à queda do Cessna 182 Skylane ainda não foram reveladas. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)