Picanha brasileira é 2º melhor prato das Américas; prato argentino lidera

Se você é uma pessoa apaixonada por picanha, e tem no tradicional corte de carne típico do churrasco brasileiro seu prato preferido, saiba que o mundo concorda com você.

Segundo ranking realizado pelo site TasteAtlas, plataforma croata especializada em levantamentos e mapeamentos gastronômicos, a picanha do Brasil é o segundo melhor prato do mundo, reconhecido por críticas e avaliações de usuários e profissionais da culinária, critério estabelecido pela plataforma para avaliar as receitas.

No ranking, a carne ganhou uma nota 4,8 de 5.

Descrita pelo TasteAtlas como um corte “fresco” na traseira do boi — bem próximo à capa de gordura —, a nossa picanha foi aplaudida justamente por reter pouca gordura após o processo tradicional em que é assada na brasa cuidadosamente para não endurecer.

“No Brasil, todo churrasco tem picana e todas as melhores churrascarias oferecem picanha em seus cardápios”, ressaltou a enciclopédia, que ainda denotou que o nome picanha é derivado da palavra “picana” — um mastro usado por fazendeiros para orientar o gado em Portugal e na Espanha.

“A técnica foi trazida para o Brasil onde a palavra picanha foi usada para se referir à parte do boi que era cutucada pelos fazendeiros com o bastão”.

Além da picanha, outras delícias nacionais fizeram bonito na votação do TasteAtlas. A técnica geral de preparação do churrasco brasileiro ficou em 6º lugar.

Dentre as carnes, a preparação da Alcatra levou a 24º posição e a Fraldinha também se destacou na 44º colocação geral.

No top 10, ainda houve o pão de queijo (10º). Pavê e bombocado, duas das sobremesas mais populares do país, ficaram em 21º e 22º respectivamente.

 

Batalha de churrascos

A disputa pelo pódio resgatou a tradicional rivalidade — que se estende do futebol à cozinha — entre hermanos e ‘canarinhos’. À frente da nossa picanha, só ficou o vencedor absoluto em 1º: o ‘asado’ argentino, como é chamado o churrasco por lá.

Aplaudido por ser “tanto um evento social quanto culinário que é frequentado por amigos e família que compartilham a alegria de cozinhar ao ar livre”, o asado, assim como o nosso churrasco, oferece variedade de peças de carnes que são assadas em uma grelha artesanal: “la parrilla”. Cortes finos e macios foram considerados os pontos fortes da tradição.

O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”. (Foto reprodução)

Compartilhe

Outras matérias

Relacionados

plugins premium WordPress