Pesquisa mostra que avanço das fake news preocupa 72% dos brasileiros

A quantidade de notícias falsas disseminadas pelas redes sociais tem preocupado mais de 70% dos brasileiros, segundo pesquisa sobre redes sociais e notícias falsas elaborada pelo DataSenado.

Estudo abordou questões relativas ao Projeto de Lei no 2.630/2020, do senador Alessandro Vieira (Cidadania), que busca combater a disseminação de conteúdo falso na internet.

Segundo a pesquisa divulgada pela Agência Senado, o avanço das notícias falsas preocupa de forma expressiva 72% dos brasileiros entrevistados, enquanto aqueles que se mostram pouco preocupados somam 20 %, e 7% dizem não ter essa preocupação.

Quatro a cada cinco cidadãos (82%) acreditam que, nas redes sociais, notícias falsas ganham mais visibilidade que notícias verdadeiras, enquanto nove a cada dez brasileiros (91%) afirmam que notícias falsas trazem risco para a sociedade – mesmo percentual de pessoas que afirma que as redes sociais influenciam muito a opinião das pessoas.

Notícias falsas e verdadeiras

Ao mesmo tempo, a preocupação com a disseminação de fake News soma-se à dificuldade de distinguir conteúdo falso do verdadeiro – 58% dos brasileiros discordam da afirmação de que é fácil distinguir quais notícias são verdadeiras e quais são falsas nas redes sociais.

Para 82% dos entrevistados, nas redes sociais as notícias falsas ganham mais visibilidade do que as notícias verdadeiras.

Quanto ao papel da legislação, 80% dos brasileiros acreditam que a criação de uma lei específica de combate às fake news contribui para diminuir a quantidade de notícias falsas nas redes sociais.

Foram ouvidas na pesquisa 2.068 pessoas de 16 anos ou mais, com amostra representativa da população brasileira, por telefone, nos dias 9 e 10 de maio, quando a urgência para o projeto de Vieira estava em discussão na Câmara e acabou sendo rejeitada poucos dias depois. (Foto: Reprodução)

Relacionados

plugins premium WordPress